A configuração dramática das personagens em a mais bela história de Adeodata, de Rosane Almeida

Autores/as

  • Adriana Patrícia Sena Cordeiro UFMS
  • Wagner Corsino Enedino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Teatro brasileiro. Personagens. Adeodata.

Resumen

Ancorando-se nos estudos de Ubersfeld (2005), Ryngaert (1996), Pavis (1999), Pallottini (1988) e Prado (1987) acerca do modo de estruturação do texto teatral, este trabalho tem como objetivo a análise das falas das personagens contidas no texto dramático A mais bela história de Adeodata, da dramaturga Rosane Almeida. O foco principal gira em torno do reconhecimento da mulher numa sociedade moralista. A necessidade de reflexão sobre o feminino emerge da visível transformação do papel da mulher na sociedade, representado, na peça, pelas das várias faces das Adeodatas. A conexão e os mistérios que existem entre os vários estilos de vida das personagens, a intelectual, a mulher do povo e a dançarina, levam-nos a identificação entre a obra e diversas culturas nordestinas. Nessa peça, o mistério que circunda as personagens aparece por meio de crítica política, constitutiva de suas falas, que formam um emaranhado cultural, completando-se entre si e infiltrando-se umas às outras, tornando a ficção mais próxima da realidade brasileira.

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Biografía del autor/a

Adriana Patrícia Sena Cordeiro, UFMS

Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Letras (Áreas de Concentração em Estudos Literários), em nível de Mestrado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Wagner Corsino Enedino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Publicado

2012-04-13

Cómo citar

Cordeiro, A. P. S., & Enedino, W. C. (2012). A configuração dramática das personagens em a mais bela história de Adeodata, de Rosane Almeida. Raído, 5(10), 149–159. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1317

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS