Mito e história encenados no “Navio Negreiro”

Autores/as

  • Bárbara Del Rio Araújo UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

“Navio Negreiro”. Mitologia Cristã. História.

Resumen

O trabalho visa ao estudo do poema “O Navio Negreiro” de Castro Alves, para além do enfoque histórico e ideológico que comumente lhe é atribuído no âmbito da crítica literária. Embora, seja muito elucidado o aspecto histórico-social de sua composição, o poema pode apresentar também aspectos da mitologia cristã como elemento estruturador, propiciando um diálogo entre a Literatura, História e Mitologia na sua formação lírica. Busca-se, pois contemplar a relação dessas instâncias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara Del Rio Araújo, UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais

Bárbara Del Rio Araújo é mestranda do programa de pós-graduação em estudos literários (POSLIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada pela mesma universidade, suas pesquisas e interesses se concentram, sobretudo na área de Literatura Brasileira, especificamente sobre temas como construção estética, forma literária, literatura e sociedade, entre outros. Atualmente desenvolve um estudo sobre a composição estética da obra Canaã (1902), do autor Graça Aranha fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

2012-04-13

Cómo citar

Araújo, B. D. R. (2012). Mito e história encenados no “Navio Negreiro”. Raído, 5(10), 111–120. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1291

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS