30 anos da ALAB: 30 anos de Linguística Aplicada e ensino de línguas no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12195

Palabras clave:

Linguística Aplicada. Ensino de línguas. ALAB.

Resumen

A história da Linguística Aplicada está intimamente ligada à história do ensino de línguas estrangeiras. Da mesma forma, a história dos últimos 30 anos (1990-2020) da Linguística Aplicada e do ensino de línguas no Brasil se confunde com a história dos 30 anos da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Esse artigo busca recuperar brevemente o trajeto da Linguística Aplicada no país nesses 30 anos, traçando um paralelo com a pesquisa brasileira sobre ensino e aprendizagem de línguas – ainda o lócus que concentra o maior número de pesquisas da área. A partir daí, discute-se o papel e a atuação da ALAB e os desafios que se colocam para o ensino de línguas no contexto brasileiro, para a área da Linguística Aplicada e, consequentemente, para a ALAB.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Tílio, R. C. (2020). 30 anos da ALAB: 30 anos de Linguística Aplicada e ensino de línguas no Brasil. Raído, 14(36), 17–36. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12195

Número

Sección

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada