O coro dissonante de uma tradição: Itamar Assumpção e a cultura no Teatro Lira Paulistana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.11086

Palabras clave:

Canção popular brasileira. Censura. Indústria fonográfica. Lira Paulistana. Itamar Assumpção.

Resumen

O artigo tem por objetivo analisar e interpretar a canção Cultura Lira Paulistana, presente no disco lançado por Itamar Assumpção em 1998, Pretobrás. Pretende-se, em perspectiva interdisciplinar, revelar como os elementos que estruturam essa canção problematizam, questionam e propõem uma alternativa para a cultura que predominava na grande mídia no período de transição democrática e na década posterior. A Semiótica da Canção formulada por Luiz Tatit e o estudo sobre a música popular gravada desenvolvido por Sergio Molina nortearão a análise.

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Biografía del autor/a

Silas Rodrigues Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorando em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

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Publicado

2020-07-16

Cómo citar

Machado, S. R. (2020). O coro dissonante de uma tradição: Itamar Assumpção e a cultura no Teatro Lira Paulistana. Raído, 14(34), 151–162. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.11086

Número

Sección

Estudos de cultura contemporâneas e i(n)dentidades: interfaces brasileiras e sul-americanas