Academic literacies and teacher identities in a Master’s Course in Language teaching
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5684Keywords:
academic literacy, discourse change, teacher identityAbstract
In this paper, I propose an analysis of changes in academic literacies and their implications for teachers’ identities, adopting social studies of literacy (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) and critical discourse studies (Fairclough, 2001; 2003). The qualitative data generation took place among teachers of primary education enrolled in a master’s course in language teaching (Profletras), After the participants’ insertion into the academic literacies of the course, their teacher identities widened with new possibilities for action.
Downloads
References
BARTON, D. Understanding textual practices in a changing world. In: BAYNHAM, M; PRINSLOO, M. Basingstoke (eds). The Future of Literacy Studies : Palgrave Macmillan, 2009. p. 38-53.
BATISTA JÚNIOR, J. R. L. Discurso, identidade e letramento no atendimento educacional à pessoa com deficiência. 2013. 310 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
BORTONI-RICARDO, S. M.; OLIVEIRA, T. de. Corrigir ou não variantes não padrão na fala do aluno? BORTONI-RICARDO & MACHADO, V. R. (orgs). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Coord. Trad., revisão e prefácio à Ed. Brasileira de I. Magalhães. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse - Textual Analysis for Social Research. London: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. A dialética do discurso. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
FONTENELE, L. M. S. O novo contexto da educação especial: uma pesquisa etnográfico-discursiva sobre identidades profissionais e maternas. 2014. 251 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
HEATH, S. B. Ways with words. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
HODGE, Robert; GUNTHER Kress. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.
IZA, D. et al, Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
MACHADO, V. R. (Des)vantagens de atividades mecânicas e de trabalhos em grupo anódinos. In: BORTONI-RICARDO & MACHADO, V. R. (orgs). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
MAGALHÃES, I. Práticas discursivas de letramento. A construção da identidade em relatos de mulheres. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento. Campinas, SP, Mercado de Letras, 1995. p. 71- 96.
MAGALHÃES, I. Eu e Tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Brasília: Thesaurus, 2000.
MAGALHÃES, I. Discurso, ética e identidades de gênero. In: MAGALHÃES, I.; GRIGOLETTO, M.; CORACINI, M. J. (Orgs.) Práticas identitárias. Língua e discurso. São Carlos, SP: Claraluz, 2006, p. 71-96.
MAGALHÃES, I. Letramento, intertextualidade e prática social crítica. In: ______. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, p. 69-92.
MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. RBLA, Belo Horizonte, v.10, n.2, 2010.
MOREIRA, M.A. O mestrado (profissional) em ensino. RBPG, n. 1, jul. 2004.
RIOS, G. V. Literacy Discourses: a Sociocultural Critique in Brazilian Communities. Saarbrücken: Verlag dr. müller, 2009.
SATO, Denise Tamaê Borges. A construção da identidade de gênero na educação inclusiva: letramento e discurso. 2013. 397 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
STREET, B. Literacy in theory and pratice. New York: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to Literacy in theory and practice. Current issues in comparative education 5 (2), 2003, p. 77–91.
STREET, B. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, p. 69-92.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TICKS, L. K.. A identificação desvelada na análise do discurso de professores de inglês em formação inicial. Linguagens & cidadania, n. 13. jan-jul 2005. Disponível em: . Acesso em: 30/01/2016.
WHITE, P. Valoração – A Linguagem da Avaliação e da Perspectiva. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 178-205, 2004
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.