Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada

Authors

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins

Keywords:

Letramento do professor. Escrita acadêmica. Gênero textual.

Abstract

Neste artigo, realizamos uma articulação teórica entre pressupostos da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional, sendo esta última nossa principal teoria linguística para microanálise dos dados: relatórios escritos de estágio supervisionado obrigatório, produzidos por professores em formação inicial. Investigamos como esse professor, aqui denominado de aluno-mestre, autorrepresenta-se por meio da escrita reflexiva profissional dos referidos relatórios em uma Licenciatura Plena em Matemática. A metodologia investigativa é caracterizada pela abordagem qualitativa e pela pesquisa documental. Os resultados mostram que a escrita reflexiva profissional do gênero focalizado é pouco aproveitada para o empoderamento do aluno-mestre, no contexto da licenciatura. Apesar de os alunos-mestre conhecerem os mecanismos linguísticos indicadores de reflexão no texto, o contexto acadêmico não proporciona situações que os levem a desenvolver um olhar mais crítico sobre sua própria atuação em sala de aula da Educação Básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Rua Mohamad Hassan Hajj, 242

Published

2014-12-18

How to Cite

Pereira, B. G., & Silva, W. R. (2014). Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada. Raído, 8(16), 223–242. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3756

Issue

Section

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA