Imagens simbólicas no romance e no filme Abril despedaçado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15930

Keywords:

Adaptação, Imagens simbólicas, Abril Despedaçado

Abstract

Este artigo tem o objetivo de analisar algumas imagens simbólicas presentes no romance Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré, e no filme homônimo, de Walter Salles. Kadaré situou seu enredo nas montanhas do norte da Albânia. O principal conflito refere-se à vendeta entre dois clãs, motivada por questões morais. Por outro lado, na adaptação cinematográfica de Salles, a trama desenvolve-se no sertão baiano. A problemática central relaciona-se a duas famílias, ligadas por uma série de vinganças ocasionadas por disputas de terra e reparações da honra. Diante dessa passagem do texto literário para o meio cinematográfico, a presente pesquisa aborda a teoria da adaptação, tendo como referências bibliográficas Stam (2008; 2009) e Hutcheon (2013). As imagens simbólicas mais frequentes naquelas duas obras são examinadas de acordo com Chevalier (1986).

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Author Biography

Thaisa Pinheiro Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestra em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com linha de pesquisa em Literatura, Cultura e Sociedade. Bacharela em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR/UNESPAR).

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FILMOGRAFIA DO CORPUS

ABRIL despedaçado. Direção: Walter Salles. Produção: Arthur Cohn. Suíça, França, Brasil: Buena Vista Internacional, Miramax, 2001, 1 DVD (105 min.), son., color.

Published

2022-12-15

How to Cite

Carvalho, T. P. (2022). Imagens simbólicas no romance e no filme Abril despedaçado. Raído, 16(41), 130–144. https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15930

Issue

Section

Cinema e Literatura: práticas poéticas