Imagens simbólicas no romance e no filme Abril despedaçado
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15930Keywords:
Adaptação, Imagens simbólicas, Abril DespedaçadoAbstract
Este artigo tem o objetivo de analisar algumas imagens simbólicas presentes no romance Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré, e no filme homônimo, de Walter Salles. Kadaré situou seu enredo nas montanhas do norte da Albânia. O principal conflito refere-se à vendeta entre dois clãs, motivada por questões morais. Por outro lado, na adaptação cinematográfica de Salles, a trama desenvolve-se no sertão baiano. A problemática central relaciona-se a duas famílias, ligadas por uma série de vinganças ocasionadas por disputas de terra e reparações da honra. Diante dessa passagem do texto literário para o meio cinematográfico, a presente pesquisa aborda a teoria da adaptação, tendo como referências bibliográficas Stam (2008; 2009) e Hutcheon (2013). As imagens simbólicas mais frequentes naquelas duas obras são examinadas de acordo com Chevalier (1986).
Downloads
References
AVELLAR, J. C. O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
BURKE, P. Hibridismo cultural. Trad. Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
CHEVALIER, J. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986.
GENETTE, G. Discurso da narrativa. Belo Horizonte: Vega, 1989.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis, Santa Catarina: Editora UFSC, 2013
KADARÉ, I. Abril despedaçado. Trad. Bernardo Joffily. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
MASSAROLO, J. C. Abril despedaçado: mundo ficcional e condições de produção do discurso, 2011, Brasil. Anais do ENELIN. Disponível em: <http://cienciasdalinguagem.net/enelin>. Acesso em: 12 jan. 2022.
SABADIN, C. A história do cinema para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2018.
STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
STAM, R. Teoría y práctica de la adaptación. Ciudad de México: UNAM, 2009.
FILMOGRAFIA DO CORPUS
ABRIL despedaçado. Direção: Walter Salles. Produção: Arthur Cohn. Suíça, França, Brasil: Buena Vista Internacional, Miramax, 2001, 1 DVD (105 min.), son., color.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.