“Seus corpos vão falar de suas identidades”: discursos de profissionais da educação infantil face às relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14662Keywords:
Educação infantil. Relações étnico-raciais. Crianças haitianas. Formação docente.Abstract
Este artigo reporta um recorte de uma pesquisa de mestrado defendida em um Programa de Pós-graduação em Educação que tem como base a discussão da educação para as relações étnico-raciais. A partir de análise bibliográfica e coleta de dados com questionário realizado com profissionais da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (SC) via e-mail, que trabalharam com crianças haitianas no ano letivo de 2020, busca-se investigar os discursos dessas profissionais perante relações étnico-raciais naturalizadas no interior das instituições de educação infantil face à presença de crianças negras e imigrantes. Como resultados, os dados revelaram a presença do mito da democracia racial atrelado de forma naturalizada em ambientes educativos na sociedade brasileira bem como a invisibilização do diferente, tendo por base nas instituições um trabalho diante do padrão eurocêntrico e embranquecido abafando identidades de crianças negras e imigrantes, trazendo à tona a necessidade de formação docente diante das relações étnico-raciais, da diversidade e da diferença como princípio norteador para iniciar as transformações necessárias ao que está posto e enraizado historicamente.Downloads
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