As contribuições da Linguística Aplicada (LA) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) para pensar a escola como lugar de debate público

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11436

Keywords:

Fake news. Enunciado concreto. Linguística Aplicada. Análise Dialógica do Discurso. Escola.

Abstract

Este artigo objetiva apontar as contribuições da Linguística Aplicada (LA) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) para o estudo do texto como um enunciado concreto, instaurando a sala de aula como um espaço dialógico para a realização de debates públicos entre os alunos e os professores, num contexto imediato, e entre a comunidade em geral, num contexto mais amplo. Para tanto, o estudo se fundamenta na Linguística Aplicada e na Análise Dialógica do Discurso, baseando-se, em especial, na noção bakhtiniana de enunciado concreto, para realizar um exercício de leitura dialógica das lutas sociais em torno da prática discursiva das chamadas fake news. Com a pesquisa, pudemos observar que articulação teórica e metodológica da Linguística Aplicada com a Análise Dialógica do Discurso numa Linguística Aplicada Dialógica gera condições para o tratamento dos textos com base no exame de seus elementos extralinguísticos, de natureza social, histórica, cultural, ideológica, contextual e dialógica. Também pudemos perceber que a abordagem dos aspectos em questão pode contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa, fundada na assunção de uma atitude ética e responsiva diante dos problemas sociais nos quais a linguagem em uso se destaca como fator central.

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Author Biographies

Marcos Roberto dos Santos Amaral, UECE

Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009) e mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA-UECE (2017). Doutorando do mesmo programa. Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE) e do Grupo de Estudos Deleuze & Guattari (GEDEG). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor (licenciado para estudos) da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8130-4580

Elayne Gonçalves Silva, UECE

Possui graduação em Letras ? Português/Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2014) e mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE, 2016). Atualmente, está cursando o doutorado em Linguística Aplicada na mesma instituição.

João Batista Costa Gonçalves, UECE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará, coordenador do curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e desenvolve pesquisas centradas nos estudos bakhtinianos do discurso.

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Published

2020-12-10

How to Cite

Amaral, M. R. dos S., Silva, E. G., & Gonçalves, J. B. C. (2020). As contribuições da Linguística Aplicada (LA) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) para pensar a escola como lugar de debate público. Raído, 14(36), 355–377. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11436

Issue

Section

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada