Scene of the game <em>Só perguntas</em> in <em>É tudo improviso</em>: relevance-theoretic analysis
Keywords:
Cognitive Pragmatics. Relevance Theory. Humor.Abstract
We off er in this article a relevance-theoretic analysis (Sperber & Wilson,
1986, 1995) of a scene of the game Só perguntas (Questions only) of the TV Show É Tudo Improviso (It’s all Improvisation). In this theatre game, actors must develop a theme with successive questions, demanding the actors to avoid providing relevant answers by acceptance/rejection of the propositional logical form of the opponent’s yes-no question, or by complementation of the non-propositional logical form of the opponent’s whquestion. In this scene, the theme of the game — “tie” — moves from CLOTHING to FIGHT, when César Gouvêa proposes a fi ght and Marco Gonçalves questions the ability of his opponent. A duel follows, and Marco Gonçalves fi nds a winning strategy. He launches successive wh-questions until César Gouvêa ends up, providing the relevant answer.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.