Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social

Authors

  • Mirian Hisae Yaegashi Universidade Estadual de Maringá
  • Stéfanny Barranco do Nascimento Professora de Língua Portuguesa em escola particular
  • Ana Carolina de Azevedo Mello Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Leitura de textos ficcionais. Letramento. Adolescentes.

Abstract

Este artigo apresenta uma investigação sobre práticas de leitura de textos narrativos feitas por adolescentes em contextos escolares e não escolares. A hipótese de trabalho é de que as práticas de fomento à leitura de modo geral, e da literária, exigidas pela escola, desconsideram as leituras realizadas pelos adolescentes em âmbito não escolar, tratando-as como leituras não adequadas ou, como dizem as OCNEM (2006), como “escolhas anárquicas" de leitura. Sabe-se que a indústria cultural ou cultura de massa influenciam na formação do gosto pela leitura dos adolescentes, porém, pouco se sabe sobre as leituras realizadas fora do âmbito escolar e como se dão essas práticas de letramento e os modos de apropriação desses textos por leitores adolescentes. Em busca de levantar alguns desses aspectos, buscou-se identificar hábitos de leitura de textos narrativos – nomeados aqui como leitura de ficção – de adolescentes em escolas e em bibliotecas. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados por meio da aplicação de questionários semiestruturados a alunos de 12 e 14 anos de escolas públicas e particulares e a leitores de bibliotecas municipais das cidades de Cornélio Procópio e Paranavaí, ambas situadas no norte do estado do Paraná. Os dados obtidos apontam para uma apreciação grande de leitura entre o público estudado, particularmente, de leituras efetuadas em impressos, notadamente o livro, seguidas de leituras de textos narrativos em suportes digitais (TV, cinema, computadores). Quanto às relações com a literatura ensinada na escola, os jovens afirmam apreciá-la, no entanto, seus repertórios de leitura corrente não coincidem com os textos escolares ou da tradição, evidenciando uma cisão entre os letramentos escolares e da vida social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mirian Hisae Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Atua no Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Doutorou-se em Teoria Literária e Outras manifestaçõees artísticas na Unicamp (2001)

Stéfanny Barranco do Nascimento, Professora de Língua Portuguesa em escola particular

Graduada em Letras pela Universidade EStadual de Maringá e professora de Língua Portuguesa em colégios particulares da cidade de Paranavaí.

Ana Carolina de Azevedo Mello, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduanda do Programa de Pós-graduação em Letras da UEM

Published

2014-12-19

How to Cite

Yaegashi, M. H., do Nascimento, S. B., & Mello, A. C. de A. (2014). Leitura ficcional feita por adolescentes: compassos e descompassos entre escola e vida social. Raído, 8(17), 59–79. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3479

Issue

Section

LITERATURE AND CULTURAL PRACTICES