BRAZILIAN FEMALE WRITERS OF CHILDREN'S AND YOUNG ADULT LITERATURE: HISTORY AND RESISTANCE IN AUTOBIOGRAPHICAL MARKS (20TH CENTURY).

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19823

Keywords:

Autobiografia, Escritoras brasileiras, Século XX, Literatura infantojuvenil, Denúncia

Abstract

Neste artigo se reflete sobre as marcas autobiográficas presentes nas produções de algumas escritoras brasileiras de literatura infantil e juvenil, considerando o ato de produção desses textos como manifestações fidedignas de resistência, perante um sistema patriarcal e excludente. O recorte se faz na problematização de escritas feitas por mulheres nascidas no século XX, representantes na literatura infantojuvenil e autoras de textos autobiográficos que revelam enfrentamentos, vozes, relações de poder, contextos vivenciados e intencionalidades. A discussão insere-se nos estudos da história das mulheres, da literatura como fonte histórica e do exercício autobiográfico, considerando a consonância dessas perspectivas como escritas denunciantes e de combate. Em essência, este trabalho também procurou evidenciar que autoras brasileiras inseridas em distintos contextos sociais, políticos e econômicos, utilizaram a escrita de si para contar imaginários, sensibilidades e processos. Ademais, é possível refletir que a produção autobiográfica pode impactar e instigar as novas gerações, leitoras de literaturas infantis e juvenis, a conhecerem histórias de vida de mulheres brasileiras. Consideraram-se as produções de Alaíde Lisboa de Oliveira, Ana Maria Machado, Clarice Lispector, Lygia Bojunga, Marina Colasanti, Tatiana Belink e Zélia Gattai.

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Author Biographies

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, do Departamento de Teoria e Fundamentos na área de História da Educação (TEF-FE/UnB). Doutora em Educação (2023) e Mestra em Educação (2018) pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-FE/UFG). Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH-Goiás. (Biênios: 2020/2022; 2022/2024 e 2024/2026). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2011). Especialista em História Cultural: Imaginários, Identidades e Narrativas (PPGH-FH/UFG). Especialista em Educação e Tecnologias - Habilitação: Docência na Educação a Distância na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História da Universidade Federal de São Paulo (GEPICH/UNIFESP) e do Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília (GRUPHE/UnB). Atuação como Coordenadora Pedagógica e Professora no curso de Pedagogia em redes de ensino superior privadas. Atuação como Professora; Coordenadora Pedagógica e Apoio Técnico Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Goiânia (2011-2024). Associada individual das entidades: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; ANPUH - Associação Nacional de História; SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação; ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização. Pesquisadora das temáticas: História da Educação brasileira; Biografias históricas; História das Mulheres; Impressos Escolares; História e Literatura; Ensino de História para crianças; Historiografia educacional. Contatos: ana.dias@unb.br ou profa.anaraquel@gmail.com

Elisângela Figueiredo de Oliveira Silva, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Graduação em Letras [Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa] e suas Literaturas pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas [ICSH] (2005). Possui experiência na rede pública e privada de educação básica como professora de língua portuguesa, língua inglesa e literatura [ensino fundamental e ensino médio], coordenadora pedagógica, diretora e ocupou cargos de chefia na administração pública educacional. Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Goiânia. Exerce atualmente a função de Apoio Técnico - Pedagógico. Possui interesse em temas relacionados à língua portuguesa e inglesa, especialmente: literaturas, ensino de língua inglesa.

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Published

2025-09-24

How to Cite

Dias, A. R. C., & Silva, E. F. de O. (2025). BRAZILIAN FEMALE WRITERS OF CHILDREN’S AND YOUNG ADULT LITERATURE: HISTORY AND RESISTANCE IN AUTOBIOGRAPHICAL MARKS (20TH CENTURY). Raído, 19(47), 135–157. https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19823

Issue

Section

Literatura infantil e juvenil escrita por mulheres no contexto ibero-americano: gênero e cânone