Formação continuada de professores: o interacionismo sociodiscursivo – das bases epistemológicas à práxis pedagógica

Authors

  • Mariolinda Rosa Romera Ferraz Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados

Keywords:

Interacionismo Sociodiscursivo. Formação Continuada de professores. Professor Reflexivo. Gêneros Textuais. Sequência didática.

Abstract

Apoiando-nos na epistemologia do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007 [1999], 2006) e na engenharia do grupo de Didática de Línguas da Universidade de Genebra (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), apresentamos uma formação continuada de professores, que enfocou a transposição didática externa (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006; BARROS, 2012), a formação do professor reflexivo (PIMENTA, 2002; FREIRE, 1987, 2002; KINCHELOE, 1997; LIMA, 2010) e constituiu a primeira etapa de um Projeto de Pesquisa executado no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação, Mestrado em Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora-formadora na Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS.

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados.

Published

2012-11-07

How to Cite

Ferraz, M. R. R., & Gonçalves, A. V. (2012). Formação continuada de professores: o interacionismo sociodiscursivo – das bases epistemológicas à práxis pedagógica. Raído, 6(11), 73–96. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1807

Issue

Section

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA