Branquitude no ensino superior: a pesquisa sobre o branco nas relações étnico-raciais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14420

Keywords:

branquitude, branquidade, racismo, educação das relações étnico-raciais, colonialidade.

Abstract

O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica de teses sobre branquitude no ensino produzidas no Brasil nesta década, buscando analisar as abordagens e os diálogos possíveis entre elas. A pesquisa mostra como tem sido pensada a branquitude brasileira e quais as perspectivas para uma educação mais igualitária. Para o tensionamento teórico, foram utilizados os conceitos de branquitude (SCHUCMAN, 2012), racial literacy (TWINE, 2006) e colonialidade (QUIJANO, 2009). Foram analisadas cinco teses de doutorado, a partir de um estudo documental, utilizando como categorias objetivos, metodologia e aportes teóricos de cada autor. Os resultados mostram que o conceito de branquitude é proposto de maneira distinta entre os pesquisadores, sendo que alguns realizam uma diferenciação do conceito de branquidade. De modo geral, todos entendem que é possível os sujeitos brancos se tornarem críticos e conscientes de sua condição racial e apontam para a (re)educação como o meio mais eficaz para a compreensão da realidade e da possibilidade de combate às desigualdades.

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Author Biographies

Deivison Moacir Cezar de Campos, Universidade Luterana do Brasil

Professor do PPG em Educação e dos cursos de Comunicação da Ulbra.

Tiago Soares Marques, Universidade Luterana do Brasil

Pesquisador associado ao NEABI/Ulbra. Mestrando em Educação. Licenciado em História.

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Published

2021-07-28

How to Cite

Campos, D. M. C. de, & Marques, T. S. (2021). Branquitude no ensino superior: a pesquisa sobre o branco nas relações étnico-raciais. Raído, 15(37), 69–81. https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14420

Issue

Section

Relações étnico-raciais, branquitude e os efeitos de sentido