30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.13240

Keywords:

30 anos da Alab, Desafios, rupturas, possibilidades

Abstract

Esse dossiê especial que celebra os 30 anos da ALAB traz para o debate as paisagens epistemológicas que vem sendo desenhadas por linguistas aplicados/as brasileiros/as em processos de compreensão e transformação de práticas de linguagens situadas e socialmente relevantes. No escopo de múltiplas abordagens teórico-metodológicas abarcadas pela LA contemporânea, o dossiê reúne estudos de natureza inter/trans/indisciplinar voltados para questões relativas a desigualdades sociais, políticas, étnicas, culturais, educacionais em suas dimensões discursivas. Com o intuito de fomentar a reflexão acerca dos desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em LA, o dossiê busca contemplar os problemas e/ou desafios do mundo atual que interessam (ou podem interessar) à Linguística Aplicada; diálogos e/ou perspectivas inter/trans/indisciplinares que podem ser tecidos para lidar com esses desafios; tessituras epistemológicas possíveis e/ou necessárias para compreender e transformar os usos (e abusos) de recursos semióticos na contemporaneidade; papeis que o/a linguista aplicado/a deve desempenhar na compreensão e transformação de políticas públicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Tatianne Carréra Szundy, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do Departamento de Letras Anglo-Germânicas, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil nos biênios 2016-2017 e 2010-2011. 

Thayse Figueira Guimarães, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua na Faculdade de Comunicação Artes e Letras (FACALE). É doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ) . 

References

ARCHANJO, R. Linguística Aplicada: uma identidade construída nos CBLA. Belo Horizonte: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 11, n.3, 2011, p. 609-632.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Organização por Augusto Ponzio e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – CEGE/UFsCar. Trad. por Valdemir Miotello; Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1920-24).

CELANI, M. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada?. In: ZANOTTO DE PASCHOAL, M. Lingüística Aplicada: Da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. Educ, 1992, p. 15-23.

CELANI, M. A. A. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Lingüística Aplicada e Trandisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998/2004, p. 129-142.

COOK, G. Applied Linguistics. Oxford University Press, 2003.

KLEIMAN, A. “O estatuto disciplinar da Lingüística Aplicada: o traçado de um percurso, um rumo para o debate”. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Lingüística Aplicada e Trandisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998/2004, p. 51-77.

MARCUS, G. E. Ethnography in/of the world system. The emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology, n.24, 95 – 117, 1995.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

MOITA LOPES, L. P. Fotografias da Linguística Aplicada no campo de línguas estrangeiras no Brasil. Documentos de Estudo em Linguística Teórica e Aplicada (D.E.L.T.A), vol. 15, n. Especial, p. 419-435, 1999.

MOITA LOPES, L. P (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

SIGNORINI, I. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto a pesquisa em Lingüística Aplicada. In SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Lingüística Aplicada e Trandisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998/2004, p. 99-110.

SZUNDY, P. T. C.; NICOLAIDES, C. . A "ensinagem" de línguas no Brasil sob a perspectiva da Linguística Aplicada: um paralelo com a história da ALAB. In GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A.; CARVALHO, A. M. (Org.). Linguística Aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes Editores, 2013, v. 1, p. 15-46.

SZUNDY, P. T. C; FABRICIO, B. F. Linguística Aplicada e indisciplinaridade no Brasil: promovendo diálogos, dissipando brumas e projetando desafios. In SZUNDY, P. T. C.; TÍLIO, R.; MELO, G. C. V.. (Org.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 63-89.

SZUNDY, P. T. C.; TÍLIO, R.; MELO, G. C. V. Apresentação. In SZUNDY, P. T. C.; TÍLIO, R.; MELO, G. C. V.. (Org.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 7-17.

Published

2020-12-10

How to Cite

Szundy, P. T. C., & Guimarães, T. F. (2020). 30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada. Raído, 14(36), 9–15. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.13240

Issue

Section

Presentation