Conceitos “cultura” e “representação”: contribuições para os estudos históricos
Palabras clave:
Cultura. Representação. Interdisciplinaridade.Resumen
O objetivo desse artigo é compartilhar algumas reflexões sobre o conceito “cultura”, tomando como referência as contribuições de Clifford Geertz; e sobre o conceito “representação”, apropriando-se das concepções de Roger Chartier e Pierre Bourdieu. Para Geertz, cultura se configura como uma “teia de significados” que regem e governam a vida dos sujeitos. Chartier e Bourdieu entendem as representações como construções sociais das experiências históricas, em que os indivíduos e os grupos projetam suas visões de mundo. Tais conceitos, interdisciplinares, tem contribuído de forma significativa nos estudos históricos. Assim, o texto também faz uma breve discussão sobre “história e interdisciplinaridade”.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-10-23
Cómo citar
Coelho, F. (2014). Conceitos “cultura” e “representação”: contribuições para os estudos históricos. Fronteiras, 16(28), 87–99. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4544
Número
Sección
ARTÍCULOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).