Duas formas de narrar: a representação histórica e literária

Autores

  • Fábio Luiz Arruda Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

História. Literatura. Narrativa. Representação.

Resumo

História e literatura se mesclam, por vezes, no exercer de suas especificidades, sendo que nem sempre fica evidente onde uma termina e a outra inicia. Nessa perspectiva é que se propõe uma reflexão sobre a constituição da narrativa histórica e literária, observando como elas elaboram a representação da realidade, guardando suas especificidades. Será dado destaque à fronteira entre essas duas áreas de saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Arruda, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na área de Literatura e Práticas Culturais, na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber. Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Literatura e Teoria Literária - MÖEBIUS, que está sob a liderança da Profª Drª Adna Candido de Paula. A principal atuação de pesquisa está relacionada à Literatura e História regionais de Mato Grosso do Sul, a questão do diálogo entre teorias literárias, baseando-se nas teorias do filósofo francês Paul Ricoeur e a interdisciplinaridade. É graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Arruda, F. L. (2013). Duas formas de narrar: a representação histórica e literária. Fronteiras, 15(26), 79–92. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/2685