A aprendizagem profissional do professor de História: desafios da formação inicial
Palavras-chave:
Aprendizagem profissional. Formação de professores. Estágio curricular.Resumo
Ao perscrutar estudos e pesquisas no âmbito da formação inicial de professores de história, verifica-se que a cognição do professor(ando) constitui um elemento ainda não suficientemente explorado na produção acadêmica brasileira, dado o caráter lacunar de pesquisas que invistam mais neste sujeito, desvendando-lhe os processos cognitivos no curso/percurso de sua formação escolar/profissional. A proposta do presente estudo parte da necessidade de acentuar o compromisso da licenciatura em História com a formação de um profissional reflexivo, capaz de compreender tanto os seus processos cognitivos quanto os de seus alunos, bem como da expectativa de, na dinâmica dos estágios curriculares, criar condições para superar a rigidez reprodutiva da prática, mediante interações em contextos de produção/construção coletivas, em perspectivas dialógicas (Bakhtin, 2000) e cooperativas (Piaget, 1977).Downloads
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Publicado
2009-12-18
Como Citar
Caimi, F. E. (2009). A aprendizagem profissional do professor de História: desafios da formação inicial. Fronteiras, 11(20), 27–42. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/352
Edição
Seção
DOSSIÊ 02: ENSINO DE HISTÓRIA
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