A aprendizagem profissional do professor de História: desafios da formação inicial
Keywords:
Aprendizagem profissional. Formação de professores. Estágio curricular.Abstract
Ao perscrutar estudos e pesquisas no âmbito da formação inicial de professores de história, verifica-se que a cognição do professor(ando) constitui um elemento ainda não suficientemente explorado na produção acadêmica brasileira, dado o caráter lacunar de pesquisas que invistam mais neste sujeito, desvendando-lhe os processos cognitivos no curso/percurso de sua formação escolar/profissional. A proposta do presente estudo parte da necessidade de acentuar o compromisso da licenciatura em História com a formação de um profissional reflexivo, capaz de compreender tanto os seus processos cognitivos quanto os de seus alunos, bem como da expectativa de, na dinâmica dos estágios curriculares, criar condições para superar a rigidez reprodutiva da prática, mediante interações em contextos de produção/construção coletivas, em perspectivas dialógicas (Bakhtin, 2000) e cooperativas (Piaget, 1977).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-18
How to Cite
Caimi, F. E. (2009). A aprendizagem profissional do professor de História: desafios da formação inicial. Fronteiras, 11(20), 27–42. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/352
Issue
Section
DOSSIER TEACHING OF HISTORY
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).