Alfabetização cartográfica por meio da criação de minibonecos: a prática docente em geografia no ensino fundamental

Autores

  • Jucimara Rojas
  • Neidi Liziane Copetti da Silva
  • Sílvia Pereira

Palavras-chave:

Geografia, Prática pedagógica, Alfabetização cartográfica, Fenomenologia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão que investigou como vem ocorrendo a prática pedagógica em Geografia com crianças nas escolas do município de Maracaju/MS. Como justificativa apresentamos a importância da alfabetização cartográfica para a aprendizagem em Geografia com crianças, as quais aprendem a ler e a escrever o mundo vivido por meio da leitura do espaço. Logo, a alfabetização se dá por meio da criação de si mesmo (por meio de bonecos) e seu entorno com criação de representações espaciais tridimensionais. O referencial teórico pautou-se na fenomenologia e nos princípios interdisciplinares, tendo como autores Callai (2011), Castrogiovanni (2003) Santos (2004), Fazenda (2001, 2003), Japiassú (1976, 1996), Merleau-Ponty (2006), Ricoeur (1983), Chevallier; Gheerbrant, (2009). A pesquisa foi qualitativa, de cunho fenomenológico, com a aplicação e teorização de oficinas de alfabetização cartográfica. Dialogou a acerca da seguinte intencionalidade: como se mostra o fazer pedagógico em Geografia com crianças? Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicos/professores que atuam em Geografia, com crianças, no município de Maracaju/MS. Os participantes do projeto evidenciaram que existem inúmeras possibilidades na ação pedagógica em Geografia com crianças, por meio da poesia, da música, do teatro, da criação de si mesmo por meio de mini bonecos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICUDO, Maria Aparecida Viaggiani. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000.

CALLAI, Helena Copetti . Cad. Cedes, Campinas, maio/ago 2005, vol. 25, n. 66, p. 227-247. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso: 29 maio 2012.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia. Práticas e Textualizações. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003a.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; GOULARTE, Ligia Beatriz; KAERCHER, Nestor André. SCHAFFER, Neiva Otero. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003b.

COSTELLA, Roselane Zordan. Como ambiência reflete na construção de maquetes. In: AIGNER, Carlos; LINDAU, Heloísa; PIRES, Cláudia; REGO, Nelson. Um pouco do mundo cabe nas mãos: geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003. Coleção Geração de Ambiências.

MERLEAU - PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Uma interpretação fenomenológica na Geografia. In: GALENO, Alex; SILVA, Aldo A. Dantas da (orgs). Geografia Ciência do Complexus. Ensaios Transdisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004.

ROJAS, Jucimara; MELLO, Lúcia Stringhetta. Educação, pesquisa e prática docente em diferentes contextos. Campo Grande, MS: Life Editora, 2012

ROJAS, Jucimara. Jogos, brinquedos e brincadeiras: a linguagem lúdica formativa na cultura da criança. Campo Grande: UFMS, 2007.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2014-03-17

Como Citar

Rojas, J., Silva, N. L. C. da, & Pereira, S. (2014). Alfabetização cartográfica por meio da criação de minibonecos: a prática docente em geografia no ensino fundamental. RealizAção, 1(1), 37–53. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/2236

Edição

Seção

Artigos