Psicologia e Letras Libras: um encontro na busca por uma educação inclusiva no Ensino Superior

Autores

  • Denise Mesquita de Melo Almeida Universidade Federal da Grande Dourados
  • Janete de Melo Nantes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9053

Palavras-chave:

Inclusão. Ensino Superior. Psicologia. Libras.

Resumo

Discute-se neste texto a promoção da Educação Inclusiva no Ensino Superior por meio do relato de uma experiência formativa que inaugurou a parceria entre o Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), o Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa/Libras da Faculdade de Educação a Distância (EaD) e o Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Grande Dourados (NuMIAc). Com intuito de promover a inclusão de estudantes com deficiências, implementou-se uma proposta de estágio supervisionado que, a um só tempo, inscreveu a educação inclusiva no processo de formação inicial de psicólogos; contribuiu para a reflexão sobre o perfil do egresso do curso de Letras Libras; e subsidiou encaminhamentos institucionais necessários à implantação de políticas de acessibilidade e permanência qualificada a estudantes autodeclarados com deficiências na universidade.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

ALMEIDA, D. M. de M.; NANTES, J. de M. Psicologia e Letras Libras: um encontro na busca por uma educação inclusiva no Ensino Superior. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 185–195, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9053. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9053. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR