MatLibras: um jogo para crianças surdas exercitarem as quatro operações básicas da matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6789Palavras-chave:
Software educativo. Inclusão escolar. Libras.Resumo
Ao perceber que a maioria das crianças surdas não está em escolas regulares, é preciso que haja uma responsabilidade de incluí-las no meio social e, consequentemente, educacional. Na literatura, existem algumas ferramentas para estimular o poder de expressão e também seu raciocínio. Este artigo tem como objetivo apresentar a ferramenta MatLibras, desenvolvida para exercitar as quatro operações básicas da matemática (soma, subtração, divisão e multiplicação), na língua de sinais brasileira (Libras), em cenários interativos e divertidos.Downloads
Referências
Benitti, F. B. V.; Seara, E. F. R.; Schlindwein, L. M. (2005). Processo de Desenvolvimento de Software Educacional: proposta e experimentação. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V. 3 Nº 1, p. 1-10.
Bona, B. D. O. (2009) Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências de Ensino em Ciências. V4(1), p. 35-55. Carazinho-RS.
Chou, Y. Gamification. Disponível em http://www.yukaichou.com/ gamificationexamples. Acesso: fevereiro/2017.
Oliveira, I. A. A. O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva na rede pública do Distrito Federal. 2011. 57 f. Monografia de Especialização - Universidade Aberta do Brasil- UAB. Brasília, 2011.
Pansani, B. G. (2013) Software Educacional de matemática para crianças com necessidades especiais. Revista eletrônica, p.1-9, FATEC - Faculdade de Tecnologia de Garça.
Pimentel, I. F.; Sabino, E. B. (2014) Jogos adaptados utilizados como recurso pedagógico facilitador para o ensino de Libras em Castanhal-PA. Realize Eventos e Editora. Campina Grande.
Ribeiro, G. C. (2016) Ensino de matemática para estudantes com deficiência auditiva mediante o uso do software tuxmath. III CONEDU, Congresso Nacional de Educação, p. 1-8.
Rosa, R. S. (2008) A Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educativas Especiais em Escola de Ensino Regular. Contemporânea - Psicanálise e Transdisciplinaridade, Porto Alegre, n.06, p. 214 - 221.
Silva, C. O. da. A utilização de softwares educacionais para o ensino e aprendizagem de alunos com surdez. 2011. 70 f. Monografia de Especialização - Universidade Aberta do Brasil. CUIABÁ – MT, 2011.
Silva, M. F. D.; Cortez, R. D. C. C.; Oliveira, V. B. D. (2013) Software Educativo como auxílio na aprendizagem da matemática: uma experiência utilizando as quatro operações com alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I. ECCOM, v. 4, n. 7. p. 79 – 104.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.