Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos da experiência de professores da educação de jovens e adultos

Fabrícia Cristina Gomes, Glaucia da Silva Brito

Resumo


Este artigo é fruto da análise de uma experiência de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como estratégia para ensinar e aprender. No contexto do curso, para desenvolvimento da carga horária à distância, utilizou-se a plataforma Moodle e as análises aqui apresentadas centram-se na percepção dos docentes acerca da utilização da referida ferramenta em seu processo de formação continuada. Essa investigação mostrou que os professores evidenciam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como algo positivo, mas exploram-no ainda apenas como visitantes (Scherer, 2005), o que requer reflexões acerca dos encaminhamentos adotados no AVA, visando formar professores que habitem este espaço e o utilizem em sua potencialidade.

Palavras-chave


Formação de Professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.

GOMES, F. C. Projeto Um Computador por Aluno em Araucária – UCAA: investigando a prática dos professores. Curitiba, 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

SÁ, R. A. Educação a Distância: Estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores. Campinas, 2007. 422 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SCHERER, S. Uma estética possível para a educação bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. Uma experiência em estatística aplicada à educação. São Paulo, 2005. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SCHLEMMER, E. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para a sociedade em rede na cultura da aprendizagem. In: VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. do S. (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.