A FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL POR MEIO DO PROINFO INTEGRADO, EM CORUMBÁ-MS

Eduardo Henrique Oliveira da Silva

Resumo


Este artigo resultou de um estudo realizado no curso de Pós-graduação Lato Sensu Mídias na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2012. Elegeu como objeto de estudo: a formação docente em tecnologia educacional por intermédio do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO Integrado), no município de Corumbá, do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), no período de 2008 a 2011, mas, para os propósitos desta comunicação atualizaram-se dados do momento presente. Definiu-se como problemática o questionamento: como os conhecimentos teórico-didáticos e tecnológicos presentes nos cursos básicos do PROINFO Integrado foram apropriados e incorporados pelos professores das escolas públicas da educação básica de Corumbá-MS? Na tentativa de responder aquela indagação, definiu-se como objetivo geral: analisar o processo de apropriação teórico-tecnológicos pelos professores da educação básica na realização dos cursos básicos do PROINFO Integrado, em Corumbá-MS. A investigação realizada foi documental e teórica. Os procedimentos de pesquisa consistiram na leitura analítica das fontes primárias que tiveram como base empírica os documentos e legislações editados acerca do objeto estudado. As fontes secundárias pautaram-se especificamente na analise dos relatórios anuais elaborados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e a interlocução teórica com os autores que estudam o tema formação docente e tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que os professores para utilizarem as TIC nas atividades didático-metodológicas precisam ser ter a fluência tecnológica e se apropriar pedagogicamente dos conceitos, métodos e técnicas de ensino com as TIC.


Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.