A mediação das práticas educativas através da tecnologia na educação à distância
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, E. M. de. As práticas pedagógicas do tutor na educação a distância. Anais do IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio nacional de Formação de Professores. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; 70 ed., 1977.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 5ª Ed. Campinas, Autores Associados, 2009.
CECHINEL, J. C. Manual do Tutor. Florianópolis: Udesc, 2000.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2010.
_____. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
KENSKI, V. M.. Novas tecnologias ‐ O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 8, mai‐ ago 1998. p. 58‐71.
LITWIN, E. (Org.). Educação à Distância: temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MADRUGA, R. Histórico da ead. 2009. Disponível em:
http://www.slideshare.net/rosilemadruga/ead‐1408003. Acessado em: 10. Mai. 2011.
MANARA, A. S. A Importância das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância. In: Revista Educação e Cidadania. São Paulo, v. 10, n 01, p. 37‐ 45, Átomo, 2011.
MARTINS, O. B. A educação superior a distância e a democratização do saber. Petrópolis: Vozes, 1991.
MATTAR, J. Tutoria e interação em educação à distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MORAES, M. de; VIEIRA, E. M. F. Introdução a EaD. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis/UFSC, 2009.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MORAN, J. M. A escola do amanhã: desafio do presente – educação, meios de comunicação e conhecimento. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v. 22, nº 113/114, jul./out. 1993.
NETTO, C. Interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem. In: FARIA, E. T. Educação presencial e virtual: espaços complementares essenciais na escola e na empresa: Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PALLOF, R. M. & PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on‐line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PIVA JR. EAD na prática: planejamentos, métodos e ambientes. Rio de janeiro: Elsevier, 2011.
PRETI, O. Educação a Distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
SANCHO, M. J. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SOEK, A. M.; HARACEMIV, S. M. C. O professor/tutor e as relações de ensino e aprendizagem na educação a distância. In: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, v. 7, n. 1, 2008. p 1‐11. Disponível em: http://www.aedi.ufpa.br/v4/arquivos/20090505112703.PDF. Acessado em: 27. Abr. 2009.
SOMMER, L. H. Formação inicial de professores distância: questões para debate. In: Revista Em Aberto. v. 23, n. 84, p. 17‐30, nov. 2010. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1787/1351. Acessado em: 23. Mar. 2013.

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.