A MEDIAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ATRAVÉS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Alecia Saldanha Manara, Bento Alvenir Dornelles de Lima

Resumo


A educação à distância denota mudanças que imprimem novas possibilidades de se adquirir conhecimento, com professores e alunos conectados em rede em diferentes espaços. O tutor exerce papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem e no acompanhamento das atividades dos alunos, tornando-se um orientador de aprendizagem através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, este estudo objetiva conhecer e discutir a prática educativa dos tutores que atuam nos cursos de EaD e como é feita a mediação pedagógica através do (AVA). O estudo de abordagem qualitativa contou com a participação de três tutores vinculados a uma instituição de ensino superior do interior do RS realizado através de três encontros focais realizados no mês de setembro de 2013, com intervalo de sete dias entre os encontros. Conclui-se que os tutores reconhecem que as atividades da tutoria configuram uma prática educativa mediada pela tecnologia. 


Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.