“Ajude-me a enxergar!” Reconhecendo a importância de um currículo de base em observação num programa de formação de professores de língua inglesa para a sociedade global

Ian Martin

Resumo


A observação da sala de aula representa um elemento importante para a formação de professores. Em diferentes contextos, a observação tem sido usada para entender e refletir sobre a sala de aula e o papel do professor e tem sido adotada como requisito parcial da avaliação dos estágios supervisionados, nos programas de formação continuada de professores, na auto avaliação, entre outros. De maneira a contribuir no entendimento desta prática e na formação de futuros professores de língua inglesa para a sociedade global, este artigo descreve a prática de observação de um grupo de acadêmicos da Universidade York, Câmpus Glendon, em Torono. Esta turma cursou o programa D-TEIL que visa o ensino de língua inglesa em contexto internacional, e que durante sua graduação passou por etapas em que eles precisariam desenvolver estratégias para observarem professores em salas de aula e, inclusive, a si mesmos enquanto alunos-professores em Cuba. Embasados em Kumaravadivelu (2012), sugere-se a utilização de suas macro-estratégias como ponto de referência inicial para uma atenção à prática de observação, e consequentemente incorporar elementos curriculares que compôe a formação de professores de língua inglesa.

Palavras-chave


Currículo de Base. Formação de Professores. Sociedade Global.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.