Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica

Autores

  • Marisa Mendonça Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5620

Palavras-chave:

escrita acadêmica, produção de resumos, metáforas gramaticais.

Resumo

O objetivo deste artigo é duplo: lançar luz sobre a produção de resumos de trabalhos científi cos, pelo ponto de vista da sua macroestrutura; e discutir o uso de nominalizações como instâncias de metáforas gramaticais presentes nestes textos. Para isso, discutimos, primeiramente, os princípios subjacentes à escrita acadêmica, numa tentativa de associá-los à comunicação bem sucedida nesse campo. Apresentamos, em seguida, alguns exemplos de atividades de sala de aula, com o objetivo de ilustrar como alguns dos princípios relacionados com a escrita de resumos podem ser postos em prática. Com respeito às instâncias de metáforas gramaticais, chamamos a atenção para seu signifi cado como características inerentes à escrita científica, podendo funcionar como iniciadores de tópicos e, principalmente, como importantes estratégias para uma comunicação científica bem sucedida.

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Carneiro, M. M., & Oliveira, A. L. A. M. (2017). Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica. Raído, 11(27), 64–82. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5620

Edição

Seção

PARTE I - CONFIGURAÇÕES DA ESCRITA ACADÊMICA