Relendo contos de Machado de Assis pela irreverência de Alberto Mussa: um trabalho de questionamento e recriação

Autores

  • Diana Menasche Biblioteca Machado de Assis

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i26.5084

Palavras-chave:

Machado de Assis. Alberto Mussa. Contos. Século XIX.

Resumo

A proposta do livro Recontando Machado, publicado em 2008, quando do Ano Nacional de Machado de Assis, é oferecer narrativas complementares, paralelas ou mesmo conflitantes aos contos de Machado de Assis, desde que criativamente baseadas neles. A presente reflexão pretende explorar exatamente essa possibilidade oferecida pelo organizador do volume, Luiz Antonio Aguiar: cotejando contos de Machado de Assis, com a recriação de Alberto Mussa, o objetivo é sondar o trabalho de um, com o estímulo oferecido pelo outro, buscando dentro do possível rever temas de narrativa e estilo. Os encadeamentos de fatos, bem como as descrições originais, serão vistos por novos prismas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Menasche, Biblioteca Machado de Assis

Diana Menasché, carioca apaixonada pela Cidade Maravilhosa, é autora de quatro livros de poesia, os quais procura apresentar em eventos literários. Contos e poemas de sua autoria foram publicados em revistas culturais, bem como antologias. Formou-se em Comunicação Social pela PUC-Rio, e é mestre em Letras e Culturas Hispânicas pela University of Massachusetts at Amherst.

Downloads

Publicado

14.07.2017

Como Citar

Menasche, D. (2017). Relendo contos de Machado de Assis pela irreverência de Alberto Mussa: um trabalho de questionamento e recriação. Raído, 11(26), 52–63. https://doi.org/10.30612/raido.v11i26.5084

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS