A autobiografia como prática discursiva de constituição de sujeitos leitores

Autores

  • Ilse Leone B. C. de Oliveira
  • Katia Menezes de Souza Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Autobiografia. Enunciado. Memória. Sujeito-leitor.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de narrativas autobiográficas, produzidas por alunos de 1º ano do Ensino Médio, com o intuito de problematizar concepções acerca da formação do leitor e da constituição de sujeito leitor. A análise dos textos dos alunos demonstra que a autobiografia reúne enunciados de sujeitos que ocupam posições determinadas na ordem do discurso. Também é possível refletir sobre o papel do exercício autobiográfico na construção da memória e percebê-lo como experiência importante na constituição dos sujeitos, por produzir sentidos para o próprio passado. A investigação incidiu sobre os enunciados efetivados pelos alunos, as “verdades” que interiorizaram durante o processo de formação de leitor vivenciado em família e na escola. As narrativas dos alunos permitiram reconhecer que é do presente que se faz o passado viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Menezes de Souza, Universidade Federal de Goiás

Professora associada da faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Integra o departamento de estudos linguísticos e o programa de pós-graduação em Letras e Linguística na área de análise do discurso.

Downloads

Publicado

06.01.2016

Como Citar

Oliveira, I. L. B. C. de, & Souza, K. M. de. (2016). A autobiografia como prática discursiva de constituição de sujeitos leitores. Raído, 9(19), 63–82. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4658

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA