A autobiografia como prática discursiva de constituição de sujeitos leitores
Palavras-chave:
Autobiografia. Enunciado. Memória. Sujeito-leitor.Resumo
Este artigo apresenta a análise de narrativas autobiográficas, produzidas por alunos de 1º ano do Ensino Médio, com o intuito de problematizar concepções acerca da formação do leitor e da constituição de sujeito leitor. A análise dos textos dos alunos demonstra que a autobiografia reúne enunciados de sujeitos que ocupam posições determinadas na ordem do discurso. Também é possível refletir sobre o papel do exercício autobiográfico na construção da memória e percebê-lo como experiência importante na constituição dos sujeitos, por produzir sentidos para o próprio passado. A investigação incidiu sobre os enunciados efetivados pelos alunos, as “verdades” que interiorizaram durante o processo de formação de leitor vivenciado em família e na escola. As narrativas dos alunos permitiram reconhecer que é do presente que se faz o passado viver.Downloads
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Publicado
06.01.2016
Como Citar
Oliveira, I. L. B. C. de, & Souza, K. M. de. (2016). A autobiografia como prática discursiva de constituição de sujeitos leitores. Raído, 9(19), 63–82. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4658
Edição
Seção
ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA
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