A autobiografia como prática discursiva de constituição de sujeitos leitores

Authors

  • Ilse Leone B. C. de Oliveira
  • Katia Menezes de Souza Universidade Federal de Goiás

Keywords:

Autobiografia. Enunciado. Memória. Sujeito-leitor.

Abstract

Este artigo apresenta a análise de narrativas autobiográficas, produzidas por alunos de 1º ano do Ensino Médio, com o intuito de problematizar concepções acerca da formação do leitor e da constituição de sujeito leitor. A análise dos textos dos alunos demonstra que a autobiografia reúne enunciados de sujeitos que ocupam posições determinadas na ordem do discurso. Também é possível refletir sobre o papel do exercício autobiográfico na construção da memória e percebê-lo como experiência importante na constituição dos sujeitos, por produzir sentidos para o próprio passado. A investigação incidiu sobre os enunciados efetivados pelos alunos, as “verdades” que interiorizaram durante o processo de formação de leitor vivenciado em família e na escola. As narrativas dos alunos permitiram reconhecer que é do presente que se faz o passado viver.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Katia Menezes de Souza, Universidade Federal de Goiás

Professora associada da faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Integra o departamento de estudos linguísticos e o programa de pós-graduação em Letras e Linguística na área de análise do discurso.

Published

2016-01-06

How to Cite

Oliveira, I. L. B. C. de, & Souza, K. M. de. (2016). A autobiografia como prática discursiva de constituição de sujeitos leitores. Raído, 9(19), 63–82. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4658

Issue

Section

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA