O sistema semântico de projeção em citações na escrita acadêmica de relatórios de estágios
Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional. Formação docente. Escrita. Letramento.Resumo
No presente trabalho, consideramos os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional para investigarmos o Sistema semântico de projeção. O Sistema semântico de projeção sinaliza a transmissão das enunciações próprias e alheias. Estas construções são realizadas por meio de recursos léxico-gramaticais, os quais são mobilizados na escrita reflexiva profissional de relatórios de estágios supervisionados. Os relatórios investigados são produzidos por professores em formação inicial, em disciplinas de estágio em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa de uma Licenciatura em Letras, pertencente a uma universidade pública brasileira. No registro focalizado, analisamos as várias seções que compõem a produção escrita em que as práticas de citação de literaturas científicas e literaturas não científicas são empregadas. O objetivo deste trabalho é o de: investigar as contribuições dos recursos de projeção utilizados na escrita de relatórios da Licenciatura em evidência. A investigação nos mostra que os recursos de projeção são empregados nos dados analisados principalmente para relatar e sugerir propostas de atividades utilizadas na educação básica; fundamentar pontos de vista dos atores sociais; relacionar e arquitetar ideias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.