O “resumo de comunicação” como objeto de ensino

Autores

  • Florencia Miranda Universidad Nacional de Rosario

Palavras-chave:

Resumo de comunicação. Modelo didático de gênero. Interacionismo sociodiscursivo.

Resumo

Este artigo se situa na linha do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997 e 2008, entre outros) e se debruça sobre um gênero acadêmico com escassa trajetória de estudo: o “resumo de comunicação” para evento científico. O objetivo principal do trabalho é observar aspectos relevantes desse gênero, a fim de propor a sua introdução como objeto de ensino no âmbito universitário. Em primeiro lugar, se apresentam algumas características fundamentais do gênero, organizadas de acordo com a estrutura de um “modelo didático” preliminar (DE PIETRO e SCHNEUWLY, 2003). Em segundo lugar, o ensino desse gênero é justificado e problematizado a partir da observação de textos produzidos por alunos dos Cursos de Português da Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Finalmente, são propostas algumas pistas de abordagem e estudo do gênero em questão, com o intuito de identificar os eixos centrais para um possível planejamento de “sequências didáticas” (SCHNEUWLY e DOLZ 2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18.12.2014

Como Citar

Miranda, F. (2014). O “resumo de comunicação” como objeto de ensino. Raído, 8(16), 33–55. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3745

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA