O ensino de português para a aquisição da nacionalidade secundária a mulheres migrantes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18045

Palavras-chave:

Mulheres migrantes, Naturalização, Brasil, Proficiência, PLA/PLAc

Resumo

Este artigo é desenvolvido a partir de um complexo de dados gerados no contexto da pesquisa promovida por (referência suprimida para avaliação). Como recorte para o presente manuscrito, realizou-se uma análise do contexto dos dados quantitativos e qualitativos que pudesse interconectar: gênero, migração, cidadania e nacionalidade. Esta pesquisa tem como objetivos, em um primeiro momento, apresentar sobre o processo de naturalização no Brasil, contando com as recentes modificações que incluíram o exame Celpe-Bras como uma das possibilidades de comprovação da possibilidade de comunicação em língua portuguesa; para que, depois, analise os dados mencionados, traçando correlações entre gênero, políticas de Estado, bem como percepções sobre os fluxos migratórios direcionados ao Brasil e integração à sociedade. O grande anseio deste artigo é explorar mais sobre a temática central, da mesma forma, criar subsídios para futuras pesquisas, estudos e políticas públicas que possam vislumbrar o contexto das mulheres migrantes no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Vinicius Villani Abrantes, Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, Minas Gerais.

Doutorando e Mestre em Estudos Linguísticos, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Direito Público e Direito Internacional, pelo Centro Universitário União das Américas. Pesquisador no Direito Internacional sem Fronteiras. Contato: viniciusabrantes@ufmg.br ORCID: orcid.org/0000-0003-3850-2834.

Luiza Cotta Pimenta, Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora, Minas Gerais.

Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista da CAPES - Brasil. Especialista em Direito Civil Aplicado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Investigadora visitante do Centro em Rede de Investigação em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Família, Emoções, Gênero e Sexualidade pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Abrantes, V. V., & Pimenta, L. C. (2024). O ensino de português para a aquisição da nacionalidade secundária a mulheres migrantes no Brasil. Revista Videre, 16(35), 286–311. https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18045