O ensino de português para a aquisição da nacionalidade secundária a mulheres migrantes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18045Palavras-chave:
Mulheres migrantes, Naturalização, Brasil, Proficiência, PLA/PLAcResumo
Este artigo é desenvolvido a partir de um complexo de dados gerados no contexto da pesquisa promovida por (referência suprimida para avaliação). Como recorte para o presente manuscrito, realizou-se uma análise do contexto dos dados quantitativos e qualitativos que pudesse interconectar: gênero, migração, cidadania e nacionalidade. Esta pesquisa tem como objetivos, em um primeiro momento, apresentar sobre o processo de naturalização no Brasil, contando com as recentes modificações que incluíram o exame Celpe-Bras como uma das possibilidades de comprovação da possibilidade de comunicação em língua portuguesa; para que, depois, analise os dados mencionados, traçando correlações entre gênero, políticas de Estado, bem como percepções sobre os fluxos migratórios direcionados ao Brasil e integração à sociedade. O grande anseio deste artigo é explorar mais sobre a temática central, da mesma forma, criar subsídios para futuras pesquisas, estudos e políticas públicas que possam vislumbrar o contexto das mulheres migrantes no contexto brasileiro.
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