Direitos Humanos na formação de professores de educação especial: “elementos ilusórios” nos pressupostos liberais
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17635Palavras-chave:
Direitos humano, Formação de professores, Educação especial, Princípios liberaisResumo
O presente artigo tem por finalidade debater o tema Direitos Humanos na formação de professores de Educação Especial, especialmente no Curso de Licenciatura em Educação Especial. Partimos do pressuposto de que tratar sobre os direitos humanos é fundamental para uma possível alteração das estruturas sociais. Para tanto, é preciso a compreensão de que não podemos fazer essa discussão a partir de um slogan ou de elementos ilusórios. Observamos na proposição de formação de professores de educação especial que este é chancelado a promover e garantir os direitos humanos; a defesa dos direitos humanos justificando a perspectiva inclusiva; uma relação polarizada entre direitos humanos e redução das desigualdades. Considera-se então que esse tema é tratado na formação de professores de educação especial a partir dos princípios liberais, com centralidade no individual, ou em grupos focais, de maneira fragmentada e mantendo a hierarquia social da ordem vigente.
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