Direitos Humanos na formação de professores de educação especial: “elementos ilusórios” nos pressupostos liberais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17635

Palavras-chave:

Direitos humano, Formação de professores, Educação especial, Princípios liberais

Resumo

O presente artigo tem por finalidade debater o tema Direitos Humanos na formação de professores de Educação Especial, especialmente no Curso de Licenciatura em Educação Especial. Partimos do pressuposto de que tratar sobre os direitos humanos é fundamental para uma possível alteração das estruturas sociais. Para tanto, é preciso a compreensão de que não podemos fazer essa discussão a partir de um slogan ou de elementos ilusórios. Observamos na proposição de formação de professores de educação especial que este é chancelado a promover e garantir os direitos humanos; a defesa dos direitos humanos justificando a perspectiva inclusiva; uma relação polarizada entre direitos humanos e redução das desigualdades. Considera-se então que esse tema é tratado na formação de professores de educação especial a partir dos princípios liberais, com centralidade no individual, ou em grupos focais, de maneira fragmentada e mantendo a hierarquia social da ordem vigente.

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Biografia do Autor

Maria Helena, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-doutorado pela Universidad de Playa Ancha (Chile). Docente da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Estudos Especializados em Educação desde 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação especial, política educacional, currículo.

Márcia de Souza Lehmkuhl, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Educação:História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Alfabetização pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Funcionária da Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Michels, M. H., & Lehmkuhl, M. de S. (2024). Direitos Humanos na formação de professores de educação especial: “elementos ilusórios” nos pressupostos liberais . Revista Videre, 16(35), 166–179. https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17635