Saberes experienciais em tempos de pandemia: narrativas docentes
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14379Resumen
Este artigo tem por objetivo interpretar como professores da educação profissional ressignificaram suas práticas docentes após terem suas rotinas e dinâmicas de aula transformadas pelo ensino remoto, adotado em meio à pandemia da Covid-19. Buscou-se fundamentação teórica em Tardif (2005, 2014) por ressaltar o valor da experiência profissional como fonte de saberes. Entrevistas com professores de várias instituições de educação profissional do estado de São Paulo, conduzidas por meio de roteiros semiestruturados e com foco em casos de ensino, constituem o eixo metodológico adotado. Os resultados indicam que, mesmo lecionando em instituições distintas, as percepções e atribuições de significados dos docentes diante deste novo modelo de aulas possuem denominadores em comum.Descargas
Citas
ALTAN, S.; LANE, J. F. Teacher’s narratives: A source for exploring the influences of teacher’s significant life experiences on their dispositions and teaching practices. Disponível em <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X17316396>. Acesso em 15 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é COVID-19. Brasília, 2020. Disponível em < https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>. Acesso em 15 ago. 2020.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista| |v.31|n.01|p.17-44| Belo Horizonte: Janeiro-Março 2015.
MARIANI, F. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Disponível em <http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i1.8878>. Acesso em 15 ago, 2020.
OLIVEIRA, L. D. G. C. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. EDUCERE – XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. p. 12146 – 12159.
RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
SOMEKH, B.; LEWIN, C. Orgs. Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista.
Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.