"Educar" para territorializar e territorializar para "educar" na Amazônia paraense: estudo de caso sobre a disputa territorial e educação do campo em Moju (PA)
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.12950Keywords:
Educação do Campo, Territorialização, Campesinato, Amazônia.Abstract
O presente artigo traz como abordagem principal a disputa territorial promovida através dos modelos de educação entre o campesinato e o agronegócio em Moju (PA). O conflito ocorre, sobretudo, pela apropriação, subordinação e destruição do território camponês por meio da educação implementada nas escolas do espaço agrário sob a perspectiva urbanocêntrica e do agronegócio que, por sua vez, não contemplam o desenvolvimento popular do campo. Desta forma, dialogamos com as abordagens teóricas e com autores que discorrem os referidos assuntos de Educação do Campo, Educação Rural e Território Camponês levando para a realidade da disputa territorial em curso no distrito Nova Vida. Abordamos também o significativo papel da escola desta comunidade rural dentro dessa dinâmica de territorialização e manutenção das relações territoriais da empresa. Tendo em vista que é importante introduzir uma educação que de fato represente e atenda o campesinato e as comunidades tradicionais desde e para os seus respectivos territórios, o artigo também contém as críticas no que se refere à imprescindibilidade de efetivação da Educação do Campo.Downloads
References
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
ANTONIO, C.A.; LUCINI, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. CEDES, Campinas, v. 27, n. 72, p. 177-195, Ago, 2007.
BOGO, M. N. R. A. O agronegócio e a educação para as comunidades rurais na região extremo sul da Bahia: desafios a luta social. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, n. 2, p. 28-38, dez. 2016.
BRINGEL, F. O.; SACRAMENTO, Elias Diniz. História e Memória de um Município da Amazônia: a chegada do “Desenvolvimento” em Moju/PA (Década de 1980). Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 1, p. 22, maio 2016.
CALDART, R. S.. Por uma educação do campo: Traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Org.). Educação do Campo: Identidades de Políticas Públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, Coleção: Por Uma Educação do Campo, nº 4, 2002.
CAMACHO, R. S.. Paradigmas em Disputa na Educação do Campo. Tese de Doutorado em Geografia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2013.
FERNANDES, B. M. . [et al.]; SANTOS, Clarice Aparecida (org.). Educação do Campo: campo – políticas públicas – educação. Brasília, DF: Coleção: Por uma Educação do Campo, nº 7, 2008.
FERNANDES, B. M., & Molina, M. C. O campo da Educação do Campo. In Molina, M. C., & S. Jesus, M. S. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo: Contribuições para Construção de um Projeto de Educação do campo (pp.32-53). Brasília, DF: Ministério do Desenv, 2004.
A importância da articulação da identidade e pela educação do campo na construção da identidade e pela luta da educação do campo. Texto apresentado no I Encontro de formação dos Educadores do Campo do Nordeste Paraense, realizado em Bragança. Abril, 2005.
HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Schwarcz, 2001.
LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. SãoPaulo: Cortez, 1999.
LIBÂNEO, J. C.. Educação escolar: políticas, estrutura e organização / José Carlos Libâneo, J.F. de O., M. S. T. – 10. Ed. Ver. E ampl. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos / coordenação Selma Garrido Pimenta)
LIMA, S. L. M.; LIMA, J. M.. O avanço do capitalismo no campo e transformação do território: Análise a partir do Distrito Nova Vida, em Moju-PA. In: VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA E IX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. Curitiba, 2017.
OLIVEIRA NETO, A. O território e sua relação com a Educação do Campo em comunidades rurais-ribeirinhas na Amazônia. Revista Maré. 1.13. Abril, 2015.
PALUDO, C. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático e popular. Porto Alegre: Tomo; Camp, 2001.
PPP – Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Major José Tenório – Biênio, 2018-2019.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Trad. Maria Cecília França (Título original: Pour une géographie du pouvoir. Paris: LITEC, 1980), São Paulo: Editora Ática, 1993.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas, 6ª ed., Campinas: Autores Associados, 2000.
SOCOCO S/A (Brasil). http://www.sococo.com.br/nossa-historia/ Nossa História. Disponível em: < >. Acesso em: 14 de maio. 2018
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista.
Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.