Educação Ambiental: Abordagem da relação homem-natureza para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8543Palavras-chave:
Interdisciplinariedade. História natural. Gestão ambiental.Resumo
A relação homem-natureza vem se transformando ao longo dos anos, os objetivos de cada parte cada vez mais divergem a um equilibro ambiental. A educação ambiental é um instrumento de educação formal e não formal que busca dialogar com as percepções que as pessoas tem de relação ao meio em qual elas vivem e com isso promover uma consciência ambiental crítica e uma lógica preservacionista para as presentes e futuras gerações. O trabalho se propõe a discutir forma preliminar a relevância que a abordagem cultural e científica da relação homem-natureza pode ser utilizado na educação ambiental nos primeiros ciclos de ensino, em especifico no ensino fundamental.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, B. P. As relações do homem e a natureza e crise sócio ambiental. Monografia (Conclusão de curso em Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de Laboratório de Biodiagnóstico em Saúde), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ. 2007. Disponível em: . Acesso em 09/04/2015, às 12h20min.
BRASIL. Lei nº 9.975/99 - Lei da Educação Ambiental. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321. Acesso em 15/10/2016, às 17h00min.
CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004, 256 p.
GONÇALVES, J. C. O homem e a natureza: uma relação conflitante ao longo da História. Revista Multidisciplinar da UNIESP, nº 06 - Dez.2008 Disponível em: http://www.inbs.com.br/ead/Arquivos%20Cursos/SANeMeT/HOMEM-NATUREZA%20-%20UMA%20RELA%23U00c7%23U00c3O%20CONFLITANTE%20AO%20LONGO%20DA%20HIST%23U00d3RIA.pdf. Acesso em 03/09/2018, às 20h29min.
LIMA, G. C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente e Sociedade. [online], n.5, pp.135-153, 1999.
MARTINS, N. A educação ambiental na educação infantil. 2009. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Coordenação Geral de Educação Ambiental. 3ª Ed. Brasília. 2005.
SILVA, V. A relação entre educação ambiental formal e não formal: Um estudo de caso do parque natural municipal da Taquara e as escolas do entorno. Monografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – 2007.
SOUZA, A. G. R; JÚNIOR, S. R. F; SANTOS, L. S. Avaliação da Educação Ambiental no município de Seropédica/RJ. Anais do V Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, ITR/UFRRJ. Três Rios, 2016. Disponível em: https://www.itr.ufrrj.br/sigabi/wp-content/uploads/5_sigabi/Sumarizado/53.pdf. Acesso em: 03/09/2018, às 21h15min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.