Extensionist training course: challenges and potentialities
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16137Keywords:
University extension, Graduation., EducationAbstract
This article aims to report the implementation of the first edition of the Extensionist Training Course at the State University of Mato Grosso do Sul, which started in 2021 and was planned by the Dean of Extension, Culture and Community Affairs. The course was developed with the support of the members of the Extension Committee and the Culture, Sport and Leisure Committee. The distance learning self-instructional model of the Extensionist Training Course was anchored in the Instructional Design Theory. The course was divided into four educational units with a total workload of 40 hours. Participated 105 people in the first edition, including academics, professors and administrative technicians. The evaluation of the course was positive, as in addition to praise there were many suggestions that were essential for the preparation of the second edition of the course that took place in the first half of 2022.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 6
jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 07 de 18 de dezembro de 2018 que dispõe sobre as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Disponível em https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 7 jul. 2022.
CONSTANCIO, Fernando Gianelli; NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; COSTA, João Paulo C. L. da. Proposta de Modelo Addie Estendido com Aplicação nos Cursos Autoinstrucionais Mediados por Tecnologias na Escola Nacional de Administração Pública - XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2016. Disponível em<http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/upload/105.pdf> Acesso em 05 abr 2018
COSTA, José Fernando Andrade. Articulação entre pesquisa, ensino e extensão: Um desafio que permanece. Rev. Ciênc. Ext. v.14, n.2, p.9-19, 2018.
DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020.
FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina M. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
JULIANI, Douglas Paulesky. Formação de Extensionistas: construção coletiva de projeto de curso com base na inovação social. Revista Conexão UEPG v.15, n.3, p.310-316, 2019. DOI:10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0011
LISBÔA FILHO, Flavi Ferreira. Extensão universitária: gestão, comunicação e desenvolvimento regional. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2022.
OLIVEIRA, Carla Viviane Novais Cabral de; TOSTA, Marielce de Cássia Ribeiro; FREITAS, Rodrigo Randow de. Curricularização da Extensão Universitária: uma análise bibliométrica. Brazilian Journal of Production Engineering, v.6, n.2, p. 114-127, 2020.
RAMOS, Daniela Karine. Aspectos pedagógicos e tecnológicos da concepção e desenvolvimento de propostas de E-learning. Colabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 3, n. 9. P. 1-14, 2005.
Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/116/99
SOUZA, Nidene Cardena. A Extensão Universitária como promotora de desenvolvimento: análise da extensão na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado) – Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2021.
UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Resolução CEPE-UEMS nº 1.645, de 24 de maio de 2016. Política da Extensão Universitária e a normatização das ações de Extensão no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Relatório Anual das Atividades- PROEC, 2018. Disponível em: http://www.uems.br/assets/uploads/proap/planejamento/1_2019-04-05_16-10-05.pdf.
Acesso em: 30 jun. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Marcia Regina Alvarenga
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.