Educação ambiental: recursos naturais em transformação, solo e meio ambiente

Autores

  • Viviane Mallmann Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Roberta Fernanda Ribeiro Aragão
  • Valdeci José Pestana
  • Edineia Messias Martins Bartieres
  • Lucas Wagner Ribeiro Aragão

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8544

Palavras-chave:

Recursos naturais, Agroecologia, Vida

Resumo

Perante realidades como a escassez de recursos naturais e contaminação do meio ambiente, surge a necessidade de difundir a educação ambiental. Uma das alternativas, seria inseri-la no currículo em vários níveis educacionais, porá que aos poucos os alunos aprendam sobre a conservação dos recursos naturais e passem a compreender os processos bioquímicos básicos. Com o objetivo de mostrar a produção de substratos e a compostagem como alternativa para o destino de lixos orgânicos e seu potencial na produção de alimento e outras espécies vegetais, este artigo vem mostrar um pouco sobre o projeto da disciplina de Ciências da Natureza, que foi desenvolvido com cinco turmas de oitavos e nonos anos, da Escola Estadual Catarina de Abreu, no ano de 2016, projeto este que possibilitou discutir, a partir do referencial curricular, temas como a agricultura e seus mecanismos, seus impactos positivos e negativos na sociedade, compostos químicos degradáveis, agroecologia, composição do solo e seus atributos para a vida na terra.

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Publicado

2018-11-08

Como Citar

Mallmann, V., Aragão, R. F. R., Pestana, V. J., Bartieres, E. M. M., & Aragão, L. W. R. (2018). Educação ambiental: recursos naturais em transformação, solo e meio ambiente. RealizAção, 5(9), 34–40. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8544

Edição

Seção

Artigos