Environmental education: natural resources in transformation, soil and environment
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8544Keywords:
Biochemical processes. Food. Agroecology.Abstract
Faced with realities such as the scarcity of natural resources and contamination of the environment, there is a need to disseminate environmental education. One of the alternatives would be to insert it into the curriculum at various levels of education, so that students gradually learn about the conservation of natural resources and begin to understand the basic biochemical processes. With the objective of showing the production of substrates and composting as an alternative for the destination of organic wastes and their potential in the production of food and other plant species, this article will show a little about the project of the discipline of Nature Sciences, which was developed with five eighth and ninth grade classes from the Catarina de Abreu State School in 2016, a project that made it possible to discuss, from the curricular referential, topics such as agriculture and its mechanisms, its positive and negative impacts on society, degradable chemical compounds, agroecology, soil composition and its attributes for life on earth.
Downloads
References
CALDART, R.S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E.J.; CERIOLI, P.R;
CALDART, R.S. (org.). Articulação Nacional Por uma Educação do Campo. Brasília-DF, n.4, 2002.
CASCO R.J.M,; HERRERO R.M. Compostaje. Ed. Mundi-Prensa. Barcelona, Madrid, 2008.
CUNHA, J.E.; ROCHA, A.S.; TIZ, G.J.; MARTINS, V.M. Práticas pedagógicas para o ensino sobre solos: aplicação a preservação ambiental. Terrae Didatica, v. 9, n. 2, p. 74-81, 2013.
FERREIRA, A.D. Influência da borra de café no crescimento e nas propriedades químicas e biológicas de plantas de alface (Lactuca sativa L.). Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária de Bragança para obtenção do Grau de Mestre em Qualidade e Segurança Alimentar. Bragança, 2011.
FERREIRA, M.M.A.S.; SOUZA G.S.; SANTOS A.R. Rúcula em diferentes substratos cultivadas sob malhas coloridas. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18; p. 2014.
HATUM, I.S.; ZECCHINI, M.V.; FUSHIMI, M.; NUNES, J.O.R. Trilhando Pelos Solos–Aprendizagem e Conservação do Solo. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2018.
KONDER, L. O que é dialética. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.
KRAUSE, M.R.; LO MONACO, P.A.V.; HADDADE, I.R.; MENEGHELLI, L.A.M.; SOUZA, T.D. Aproveitamento de resíduos agrícolas na composição de substratos para produção de mudas de tomateiro. Horticultura Brasileira, v. 35. p. 305-310, 2017.
MACHADO, I.F.A organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva da formação ominilateral. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil, 2003.
MUSSATTO S.I.; MACHADO E.M.S.; MARTINS S.; TEIXEIRA J.A. Production, Composition, and Application of Coffee and Its Industrial Residues. Food and Bioprocess Technology, V. 4, p. 661-672, 2011.
SEARA FILHO, G. Apontamentos de introdução à educação ambiental. Revista Ambiental, ano 1, v. 1, p. 40-44, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.