Debate del sistema único de salud (SUS) en el espacio escolar en la pandemia del sars-cov-2.
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16897Palabras clave:
Adolescente, Salud pública, Promoción de la saluResumen
La actividad extensionista es una atribución de la universidad para atender las demandas de la comunidad externa para el desarrollo de acciones sociales, trayendo beneficios a ambos grupos. Por eso, en 2020, fue creado por estudiantes y profesores de la carrera de Medicina, el proyecto de extensión “Debatiendo el SUS en el Espacio Escolar”, para inserir, en duas escuelas municipales de la ciudad de Uruguayana, Rio Grande do Sul, actividades reflexivas e informativas para estudiantes de secundaria sobre los objetivos y principios del Sistema Único de Salud (SUS) y los derechos de los usuarios. Sin embargo, en marzo de 2020 se declaró el estado de pandemia por contagio de Sars-Cov-2, con la recomendación de las agencias de salud de distanciamiento social y que todas las actividades no esenciales migren a la modalidad remota. Por lo tanto, este estudio descriptivo tiene el objetivo de relatar la vivencia de los estudiantes acerca de actividades sobre el SUS desarrollados en duas escuelas públicas. Se realizaron diferentes dinámicas y herramientas audiovisuales que permitieron la participación activa de los estudiantes en la construcción de ideas. Se logró el objetivo de construir activamente conocimiento con los jóvenes participantes de las dinámicas sobre el SUS y sus principios, además de los deberes sociales de la población como usuaria del sistema.
Descargas
Citas
REFERÊNCIAS
BISCARDE, D. G. dos S.; PEREIRA-SANTOS, M.; SILVA, L. B. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, [S. l.] , v.18, n.48, p. 177-186, 2014. ISSN 1807-5762.
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, set. 1990.
BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. 3 ed. Brasília: 2011.
BRASIL. Unesco. PAINEL TIC COVID-19. Atividades na Internet, cultura e comércio eletrônico. 1 ed. 2020.
BUENO, R. K. et. al. Informações sobre a Covid-19 na palma da mão. Revista da Extensão, Porto Alegre, n. 22, p. 150-153, ago. 2021. ISSN 2238-0167
MEDEIROS, M. M. A Extensão Universitária no Brasil - Um Percurso Histórico. Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, [S. l.], v. 01, n. 01, p. 09-16, jan.-jun. 2017. ISSN: 2526-9461.
MÉLO, C. B. et al. University extension in Brazil and its challenges during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e1210312991, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.12991.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F . Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2016. 96p. ISBN 978-85-326-1145-1.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 12 jan. 2023.
NUNES, R. K. S. et al. Desafios e Adaptações da Extensão Universitária em Tempos de Pandemia: um relato de experiência. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 211–223, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n1ID23003.
REMI, C. et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.29, n.111, p. 399-419, abr.-jun. 2021.
SANTANA, R. R. et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e98702, 2021.
SENNE, F. Internet na pandemia COVID-19: dinâmicas de digitalização e efeitos das desigualdades. Panorama Setorial da Internet, [S. l.], v. 13, n. 2, Junho, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/6/20210805093039/psi_ano13_n2_internet_para_todas_as_pessoas.pdf.
PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1 ed, pág 62-65, 1995. ISBN 8527703564.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
TABILE, Ariete Fröhlich e JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso ; .Rev. Psicopedagogia 2017; 34(103): 75-86.
JEZINE Edineide. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luane do Prado Porta, Lucieli Dutra Jaques, Sandra Beatris Diniz Ebling, Alita Rodrigues Borges, Bruna Duarte Moscarelli, Isadora Valmorbida Ribas, Lucas Henrique de Souza, Vanessa Alvez Mora da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.