Seca como fenômeno geográfico: letramento literário com os estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17737

Palavras-chave:

Leitura Literária. Pesquisa-Ação. Ensino da Geografia.

Resumo

O artigo propõe analisar como o letramento literário contribui para aprender o fenômeno da seca no ensino da Geografia. A construção do problema da pesquisa se apresentou através das dificuldades que os estudantes manifestaram concernente à compreensão das características e dos impactos relevantes para o entendimento da temática evidenciadas ao longo das aulas. Em termos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa-ação com os estudantes de uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública situada no município de Afogados da Ingazeira – Pernambuco. A pesquisa-ação foi constituída por três sequências didáticas realizadas de maneira contextualizada com os estudantes. Alinhada a essa metodologia, foi proposto o uso do texto literário O Quinze, da escritora Rachel de Queiroz, como principal fonte de investigação dos conhecimentos geográficos. E fazendo uso da abordagem qualitativa, as ações planejadas, desenvolvidas e analisadas valorizaram a participação entre professora-estudantes e estudantes-estudantes, proporcionando um processo de ensino-aprendizagem mais dinamizador e contextualizado. Dito isso, acreditamos que o uso do letramento literário para o entendimento do fenômeno da seca nas aulas de Geografia demonstra ser mais uma forma de tencionar as diferentes dimensões e os danos socioambientais deflagrados pela seca meteorológica na região do Semiárido brasileiro.

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Biografia do Autor

Maria Camila Siqueira Santos Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018) e em História pelo Centro Universitário Faveni (2021). Possui especialização em Educação Ambiental pela Cruzeiro do Sul (2020) e em Metodologia do Ensino da História e da Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021). Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO(UFCG). Apresenta experiência profissional como docente desde 2015, é professora de Geografia da Escola em Referência em Ensino Médio Cônego João Leite Gonçalves de Andrade e é autora de um capítulo do livro Os caminhos educacionais: percurso da gestão à sala de aula.

Marcelo de Oliveira Moura, Professor do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (PROFGEO/UFCG)

Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto IV do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba - Campus I, João Pessoa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (REDE PROFGEO), núcleo Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) do Departamento de Geociências/UFPB. Foi Chefe do Departamento de Geociências da UFPB (Gestão 2013 - 2015). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Geográfica (GEPEG). Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) e do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais (GENAT). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Regional, Climatologia Urbana e Desastres Hidroclimáticos. 

Ivaine Maria Tonini, Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduações em Licenciatura Plena e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Barcelona (2007 - Bolsista CAPES), estágio sênior pela Universidad Nacional a Distancia/Madrid (2011 - Bolsista Fundação Carolina); Universidade de Lisboa (2012 - Bolsista CAPES); Universitat de Valencia (2013 - Bolsista CAPES) e Universidade de Sevilla (2015 - Bolsista CAPES). Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia, linha de Ensino em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, currículo, mídia. Participação no Programa Nacional do Livro Didático 2016/2017/2018. Professora Titular no Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação. 

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Publicado

14-07-2024

Como Citar

Silva, M. C. S. S., Moura, M. de O., & Tonini, I. M. (2024). Seca como fenômeno geográfico: letramento literário com os estudantes do ensino médio. Revista Brasileira De Climatologia, 34(20), 756–780. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17737

Edição

Seção

Seção Temática: Trabalhos Premiados no XV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica