Drought as a geographical phenomenon: literary literacy with High school students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17737

Keywords:

Leitura Literária. Pesquisa-Ação. Ensino da Geografia.

Abstract

The work proposes to analyze how literary literacy contributes to the learning of the phenomenon of drought in the teaching of Geography. The construction of the research problem was presented through the difficulties that the students manifested regarding the understanding of the characteristics and impacts relevant to the understanding of the theme evidenced throughout the classes. In methodological terms, an action research was developed with students of a 3rd year of High Sschool class of a public school located in the municipality of Afogados da Ingazeira – Pernambuco. The action research consisted of three didactic sequences carried out in a contextualized way with the students. In line with this methodology, the use of the literary text O Quinze (by Rachel de Queiroz) was proposed as the main source of investigation of geographical knowledge. And making use of the qualitative approach, the actions planned, developed and analyzed valued the participation between teacher-students and student-students, providing a more dynamic and contextualized teaching-learning process. That said, we believe that the use of literary literacy to understand the phenomenon of drought in Geography classes proves to be another way of straining the different dimensions and socio-environmental damage triggered by the meteorological drought in the Brazilian semi-arid region.

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Author Biographies

Maria Camila Siqueira Santos Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018) e em História pelo Centro Universitário Faveni (2021). Possui especialização em Educação Ambiental pela Cruzeiro do Sul (2020) e em Metodologia do Ensino da História e da Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021). Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO(UFCG). Apresenta experiência profissional como docente desde 2015, é professora de Geografia da Escola em Referência em Ensino Médio Cônego João Leite Gonçalves de Andrade e é autora de um capítulo do livro Os caminhos educacionais: percurso da gestão à sala de aula.

Marcelo de Oliveira Moura, Professor do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (PROFGEO/UFCG)

Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto IV do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba - Campus I, João Pessoa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (REDE PROFGEO), núcleo Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) do Departamento de Geociências/UFPB. Foi Chefe do Departamento de Geociências da UFPB (Gestão 2013 - 2015). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Geográfica (GEPEG). Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) e do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais (GENAT). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Regional, Climatologia Urbana e Desastres Hidroclimáticos. 

Ivaine Maria Tonini, Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduações em Licenciatura Plena e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Barcelona (2007 - Bolsista CAPES), estágio sênior pela Universidad Nacional a Distancia/Madrid (2011 - Bolsista Fundação Carolina); Universidade de Lisboa (2012 - Bolsista CAPES); Universitat de Valencia (2013 - Bolsista CAPES) e Universidade de Sevilla (2015 - Bolsista CAPES). Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia, linha de Ensino em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, currículo, mídia. Participação no Programa Nacional do Livro Didático 2016/2017/2018. Professora Titular no Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação. 

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Published

14/07/2024

How to Cite

Silva, M. C. S. S., Moura, M. de O., & Tonini, I. M. (2024). Drought as a geographical phenomenon: literary literacy with High school students. Brazilian Journal of Climatology, 34(20), 756–780. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17737

Issue

Section

Seção Temática: Trabalhos Premiados no XV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica