La sequía como fenómeno geográfico: alfabetización literaria con estudiantes de secundaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17737

Palabras clave:

Leitura Literária. Pesquisa-Ação. Ensino da Geografia.

Resumen

Este trabajo se propone analizar cómo la alfabetización literaria contribuye al aprendizaje del fenómeno de la sequía en la enseñanza de la Geografía. La construcción del problema de investigación se presentó a través de las dificultades que expresaron los estudiantes respecto a comprender las características e impactos relevantes para la comprensión del tema destacado a lo largo de las clases. En términos metodológicos, la investigación-acción se desarrolló con estudiantes de 3º año de secundaria de una escuela pública ubicada en el municipio de Afogados da Ingazeira – Pernambuco. La investigación acción constó de tres secuencias didácticas realizadas de manera contextualizada con los estudiantes. En línea con esta metodología, se propuso el uso del texto literario O Quinze (de Rachel de Queiroz) como principal fuente de investigación del conocimiento geográfico. Y desde el enfoque cualitativo, las acciones planificadas, desarrolladas y analizadas valoraron la participación entre docentes-alumnos y alumnos-alumnos, brindando un proceso de enseñanza-aprendizaje más dinámico y contextualizado. Dicho esto, creemos que el uso de la alfabetización literaria para comprender el fenómeno de la sequía en las clases de Geografía resulta ser otra forma de considerar las diferentes dimensiones y daños socioambientales provocados por la sequía meteorológica en la región Semiárida brasileña.

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Biografía del autor/a

Maria Camila Siqueira Santos Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018) e em História pelo Centro Universitário Faveni (2021). Possui especialização em Educação Ambiental pela Cruzeiro do Sul (2020) e em Metodologia do Ensino da História e da Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021). Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO(UFCG). Apresenta experiência profissional como docente desde 2015, é professora de Geografia da Escola em Referência em Ensino Médio Cônego João Leite Gonçalves de Andrade e é autora de um capítulo do livro Os caminhos educacionais: percurso da gestão à sala de aula.

Marcelo de Oliveira Moura, Professor do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (PROFGEO/UFCG)

Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto IV do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba - Campus I, João Pessoa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (REDE PROFGEO), núcleo Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) do Departamento de Geociências/UFPB. Foi Chefe do Departamento de Geociências da UFPB (Gestão 2013 - 2015). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Geográfica (GEPEG). Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (GEOFISA) e do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais (GENAT). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Regional, Climatologia Urbana e Desastres Hidroclimáticos. 

Ivaine Maria Tonini, Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduações em Licenciatura Plena e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Barcelona (2007 - Bolsista CAPES), estágio sênior pela Universidad Nacional a Distancia/Madrid (2011 - Bolsista Fundação Carolina); Universidade de Lisboa (2012 - Bolsista CAPES); Universitat de Valencia (2013 - Bolsista CAPES) e Universidade de Sevilla (2015 - Bolsista CAPES). Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia, linha de Ensino em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, currículo, mídia. Participação no Programa Nacional do Livro Didático 2016/2017/2018. Professora Titular no Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação. 

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Publicado

14/07/2024

Cómo citar

Silva, M. C. S. S., Moura, M. de O., & Tonini, I. M. (2024). La sequía como fenómeno geográfico: alfabetización literaria con estudiantes de secundaria. Revista Brasileña De Climatología, 34(20), 756–780. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17737

Número

Sección

Seção Temática: Trabalhos Premiados no XV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica