A migração Haitiana recente para o Brasil: bases teóricas e instrumentos político-jurídicos

Autores/as

  • José Antônio Peres Gediel UFPR
  • Melissa Martins Casagrande

Palabras clave:

Refugiados.

Resumen

Propõe-se uma análise das bases teóricas das medidas de cunho humanitário relacionadas à migração haitiana recente para o Brasil, assim como das resoluções programáticas e instrumentos político-jurídicos que tais medidas ensejam à luz do contexto axiológico dos Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário. Ao lado disso, procede-se a uma reflexão teórica sobre os fundamentos clássicos da razão humanitária. Analisam-se a peculiaridade do caso haitiano e a sua relação com a posição brasileira no cenário internacional na última década assim como a implementação inédita e excepcional no Brasil do visto de permanência por razões humanitários em face da instabilidade sociopolítica exacerbada pelo terremoto que assolou o Haiti em 2010. Apresenta-se a atual conjuntura politico-legislativa brasileira com relação aos instrumentos que garantem a proteção a migrantes em situação de vulnerabilidade como os refugiados e portadores de visto humanitário. Ressalta-se a relevância do processo de proteção regional instaurado pela Declaração de Cartagena de 1984 e pelas declarações subsequentes que marcam seus dez, vinte e trinta anos de vigência no âmbito da implementação da proteção oferecida por meio do visto humanitário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Antônio Peres Gediel, UFPR

Prof. Dr. José Antônio Peres Gediel – Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFPR e do Programa de Extensão e Pesquisa Política Migratória e Universidade Brasileira.

Melissa Martins Casagrande

Colaboradora do Programa de Extensão e Pesquisa Política Migratória e Universidade Brasileira.

Publicado

2015-11-04

Cómo citar

Gediel, J. A. P., & Casagrande, M. M. (2015). A migração Haitiana recente para o Brasil: bases teóricas e instrumentos político-jurídicos. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(8), 97–110. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/4312

Número

Sección

Artigos Dossiê - Refugiados e as fronteiras brasileiras