Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8316

Resumen

Conhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.

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Biografía del autor/a

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição. Ouro Preto - MG, Brasil

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Publicado

2018-06-27

Cómo citar

Torisu, E. M. (2018). Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 96–107. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8316

Número

Sección

Experiencias pedagógicas