Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.12122

Palavras-chave:

Pisa. Avaliação Educacional. Matemática. Resultados. Brasil.

Resumo

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira.

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Biografia do Autor

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação (PPGE/FE-UnB); Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática (Mat/UnB); Licenciado em Matemática (UniProjeção). Professor da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal – SEEDF. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. E-mail: paulovinicius49@gmail.com

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutor em Educação (UERJ); Doutor em Educação Matemática (PUC/SP), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/PT); Mestre em Educação (UCB); Licenciado em Matemática (Unoeste), Pedagogia (Instituto Superior Fátima/DF) e Ciências (UEG). Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UnB (Mestrado e Doutorado). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. E-mail: geust2007@gmail.com

Lygianne Batista Vieira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação (PPGE/FE-UnB); Mestra em Educação em Ciências e Matemática (UFG); Licenciada em Matemática (PUC/GOIÁS). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília – MTC/UnB. Membra do Grupo de Pesquisa CNPq: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. E-mail: lygivieira@gmail.com

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, UL/PT); Doutora e Mestre em Educação (PUC/RJ); Licenciada em Pedagogia (UVA/RJ) e Matemática (USU/RJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas e práticas escolares em Educação Matemática. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação – Proped/UERJ (Mestrado e Doutorado). E-mail: isabelramalhoortigao@gmail.com

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Lima, P. V. P. de, Moreira, G. E., Vieira, L. B., & Ortigão, M. I. R. (2020). Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 03–26. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.12122

Edição

Seção

Artigos