Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo

Railton Oliveira Silva, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar os jogos “Batalha das Operações” e “Dominó da Multiplicação” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola do campo, localizada no Distrito de Serra Nova, cidade de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analisar como se dá a utilização dos jogos como forma de ensino e aprendizagem de Matemática envolvendo conceitos e habilidades vinculados às quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações acerca de como os alunos trabalham durante as atividades e suas contribuições para o ensino da Matemática. A utilização dos jogos evidenciou vantagens, tais como raciocínio rápido na resolução de questões envolvendo as quatro operações básicas. Como pontos negativos, destacam-se o barulho com tendência à euforia durante as atividades desta natureza, além do tempo necessário para trabalhar com apenas um jogo.

Palavras-chave


Jogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo.

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DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10963

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TANGRAM - Revista de Educação Matemática
e-ISSN: 2595-0967

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