Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão foi elaborado utilizando a Template da RIET e está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 pontos; usa uma fonte de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos e as citações e referências seguem o padrão ABNT ou APA.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de trabalhos:

a)   Serão aceitos textos de autores e coautores que possuam titulação de mestre nas seções artigos livres e artigos para dossiês, respeitando o numero mínimo de doutores por número; serão aceitos texto de autores e coautores que possuam titulação de graduação nas seções relatos de experiência/etnografia, resenhas e entrevistas/transcrição de palestras.

b) Os textos poderão possuir o máximo de 3 (três) autores.

c) O texto deve ser remetido à revista por seu autor (ou por um dos autores) exclusivamente pelo sistema de submissão eletrônica (Sistema OJS).

d) O manuscrito deve ser enviado em arquivo Microsoft Word ou compatível em formato doc.

e) O texto deve ser original e inédito, e não ter sido submetido a avaliação em outro periódico. Tal condição deverá ser mantida durante todo o processo de envio, aguardo e resposta final por parte da RIET.

f) É imprescindível o cadastro de todos os autores envolvidos no artigo. O autor encarregado do envio deve ter o cuidado de não identificar a autoria, sendo removida do arquivo “doc” para garantir o critério “Avaliação cega por pares”.

g) O(s) autor(es) que publicar(em) um artigo na revista deverá aguardar o prazo de 1 (um) ano para o envio de novos textos para avaliação.

h) Todos os autores devem incluir, obrigatoriamente, ORCID no ato de encaminhamento do texto.

i) Em caso de ocorrência de plágio, verificada na contribuição enviada, o texto será imediatamente rejeitado, arquivado, e seus autores serão notificados.

j) Sobre a extensão dos arquivos em cada seção: nas seções Artigos Livres e Artigos para dossiês (entre 15 a 25 páginas); na seção Resenhas (entre 5 a 8 páginas) e nas seções Relatos de experiências/Etnografias e Entrevistas/Transcrição de Palestras (entre 10 a 15 páginas).

Elementos obrigatórios do manuscrito:

1. Título em três idiomas (português, inglês e espanhol) - Deve ser claro e objetivo sem abreviaturas que dificultem a compreensão do conteúdo.

2. Resumo em três idiomas (português, inglês e espanhol), deve possuir até 250 palavras.

3. Abstract (resumo em inglês). Caso o artigo seja escrito em língua estrangeira o segundo resumo deverá ser escrito em Português).

4. Três palavras-chave no idioma do artigo e em inglês (Caso o artigo seja escrito na Língua Inglesa o segundo resumo deverá ser escrito em Português).

5. Palavras clave (incluindo título em espanhol e resumo em espanhol). Caso o artigo seja escrito na língua espanhola o segundo resumo deverá ser escrito em Português.

6. Texto

O desenvolvimento do trabalho é apresentado em um ou mais tópicos que são numerados e subdivididos como no modelo. Assim sendo, essa seção pode ser composta, mas não necessariamente, de vários tópicos, sendo que alguns, de especial interesse, poderia ser o objetivo da pesquisa, a justificativa e relevância do trabalho (sua finalidade), sua fundamentação teórica, a metodologia adotada, o desenvolvimento propriamente dito, e os resultados obtidos.

Os títulos das seções e subseções devem estar em negrito, 12, alinhado à esquerda e em maiúsculo. A numeração da seção deve ser crescente e se necessário em níveis. As primeiras linhas dos parágrafos devem ser indentados em 1.25 cm (baixar Template RIET).

As citações deverão seguir a NBR 10520 (ABNT, 2002), e/ou no modelo American Psychological Association (APA) 6ª Edição. Maiores informações são dadas no modelo ABNT (Clique na opção) e APA (Clique na opção)

(7) referências bibliográficas.

Deverá ser formatado em papel A4, texto em fonte times new roman 12, espaçamento de 1,5 linhas, margens.

Margens: Topo, Base: 2,5 cm; Lado esquerdo 3,0 e Lado direito: 2,5 cm.

Todas as páginas do manuscrito devem ser numeradas e conter um cabeçalho em corpo de letras times new roman 12 com uma identificação baseada no título.

As imagens devem ser nomeadas conforme a indicação no texto, inserir figura 1, inserir foto 1, inserir tabela 1 e enviadas no documento principal, em formatos de arquivo pdf, com resolução de 300 dpi's. O uso de imagens é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Como norma da Revista pedimos que sejam enviados apenas um arquivo sem o nome dos autores, acompanhado de suas imagens e gráficos caso os tenham.

É imprescindível o cadastro de todos os autores envolvidos no artigo. O texto do manuscrito não deve conter indicações de autoria, de modo a permitir a revisão cega por pares.

 

Artigos Livres

Artigos inéditos em português, ingles ou espanhol, entre 15 a 25 páginas, incluindo figuras, gráficos e tabelas no corpo do texto, referências bibliográficas e notas de rodapé, se for o caso. Devem apresentar obrigatoriamente título em português, inglês e espanhol e resumo em português, inglês e espanhol, com no máximo 250 palavras e três palavras-chave. Tanto o título em inglês e em espanhol, quanto o abstract e palavras clave, deverão obrigatoriamente ser cadastrados no sistema no momento da submissão do artigo, bem como estar incluídos no arquivo-texto a ser anexado para avaliação. Os requisitos bibliográficos para a configuração do artigo está em Diretrizes para Autores.

Entrevistas/Transcrições de Palestras

Serão aceitos textos relativos a entrevistas/transcrição de palestras que apresentem informações relevantes na área de abrangência da revista, organizadas por graduados e pós-graduados. O texto deverá ter limite de 15 páginas. Observação: o Conselho Editorial analisará a pertinência se o texto submetido exceder o número de páginas previsto. Para cada edição será publicada 1 entrevista/transcrição. Os requisitos bibliográficos para a configuração do texto está em Diretrizes para Autores.

Relatos de experiência/Etnografias

O relato de experiência e/ou etnografia refere-se a publicações de experiências de pesquisas desenvolvidas e concluídas, por estudantes ou profissionais, na área de abrangência da revista. Os requisitos bibliográficos para a configuração do Relato de experiência/Etnografia está em Diretrizes para Autores, , sendo aceitos relatos com extensão entre 10 a 15 páginas.

Resenhas

Serão aceitas resenhas sobre livros nacionais publicados nos últimos 3 anos e as sobre livros estrangeiros, publicados nos últimos 5 anos. Os requisitos bibliográficos para a configuração da Resenha está em Diretrizes para Autores, , sendo aceitas Resenhas com extensão entre 5 a 8 páginas.

O/A autor/a assume a responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução da obra resenhada. E para cada edição será publicada 1 resenha.

Dossiê 1- Territórios/Territorialidades das Populações do Campo, das Águas e das Florestas: Avanços e Desafios

Convidamos pesquisadores a enviarem seus artigos a partir dos temas deste dossiê: a economia, a política, a cultura, o meio ambiente e a diversidade geracional, étnico-racial e de gênero nos territórios/territorialidades camponeses (as), indígenas, quilombolas e ribeirinhos (as); o modo de vida e a identidade territorial das populações do campo, das águas e das florestas; os conflitos/disputas e as diferenças de racionalidades entre as classes socioterritoriais no campo (latifundiários/empresários do agronegócio versus indígenas, quilombolas, camponeses e ribeirinhos); a recriação e resistência camponesa por meio da luta pela/na terra/território dos movimentos socioterritoriais do campo; a luta pela demarcação de territórios indígenas e quilombolas; a construção de territórios/territorialidades educativos (as); a diversidade das relações de trabalho no campo; a agroecologia, os agroecossistemas sustentáveis, a soberania alimentar e a relação sustentável das populações do campo, das águas e das florestas com os ecossistemas/biomas/domínios morfoclimáticos locais e as políticas públicas de desenvolvimento territorial no campo.

Os requisitos bibliográficos para a configuração do artigo para o Dossiê está em Diretrizes para Autores, sendo aceitos artigos com extensão entre 15 a 25 páginas.

Em cada edição serão publicados entre 4 a 8 artigos inéditos, referentes à Temática proposta no Dossiê.

Em Edições que contemplem Dossiês fechados, serão publicados 10 a 15 artigos referentes a temática em questão.

Dossiê 2 - Educação em tempos de pandemia

O ano de 2020 inaugurou um novo contexto educacional a partir da chegada da Pandemia da COVID-19. Imposições de ensino remoto; precarização do mercado de trabalho; adiamento da data do ENEM; Novo Fundeb; e diferentes experiências educativas, são elementos que estão marcando este momento e ao mesmo tempo, aprofundando as desigualdades do cenário educacional. Neste sentido, a RIET apresenta o dossiê “Educação em tempos de Pandemia” e convida pesquisadores a enviarem artigos que versem sobre essa temática enfatizando as consequências da COVID-19 sobre a educação básica e o ensino superior, sobre o estabelecimento de práticas pedagógicas possíveis em contextos de pandemia e o olhar sobre as políticas públicas para a educação no Brasil e no mundo.

Os requisitos bibliográficos para a configuração do artigo para o Dossiê está em Diretrizes para Autores, sendo aceitos artigos com extensão entre 15 a 25 páginas.

Em cada edição serão publicados entre 4 a 8 artigos inéditos, referentes à Temática proposta no Dossiê.

Em Edições que contemplem Dossiês fechados, serão publicados 10 a 15 artigos referentes a temática em questão.

DOSSIÊ - RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS

Esta seção abrange os trabalhos submetidos ao Dossiê "Ruralidades Contemporâneas: trabalho, relações de gênero e étnico-raciais".

Organizadoras:

Profª Drª Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel (UFGD);
Profª Drª Rubia Elza Martins de Sousa (UEMS);
Profª Drª Juliana Dourado Bueno (UNILAB)
Profª Drª Mariana B. Perozzi Gameiro (IRD - Institut de Recherche pour le Développement)


Data de recebimento de artigos:De maio de 2021 até 15 de setembro de 2021

Dossiê

Veja o item: diretirzes para os autores. Normas para submissão dos trabalhos 

https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/about/submissions

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.