PRORROGAÇÃO DE CHAMADA PARA DOSSIÊ (JUL/DEZ DE 2022) A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E SEUS AMBIENTES/TERRITÓRIOS EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES

2022-10-18

Período de envio de trabalhos:  até 15/11/22

Previsão de publicação: dezembro/2022

 Organizadores:

Dr. Roberto Lobo Munin (UFGD)

robertomunin@ufgd.edu.br  

Dr. Joelson Moreno Brito de Moura (UFPE)

bmoura.joelson@gmail.com

A RIET está recebendo manuscritos para a composição de seu número 5, incluindo seções de artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência/etnografias.

Proposta:

A interação entre as pessoas e seus ambientes/territórios tem provocado cada vez mais mudanças ambientais e impactado as sociedades humanas em suas diversas dimensões. Essa relação humano-natureza é dinâmica e complexa, sendo influenciada por diversos fatores sociais e biológicos. Nesse sentido, a etnobiologia é um campo científico que busca entender como essa relação multifacetada influencia o meio ambiente e, para isso, interage com muitas disciplinas, tanto das ciências naturais quanto das ciências humanas, utilizando diferentes abordagens e referenciais teóricos. Devido ao desafio e a importância em entender a relação pessoa-ambiente em suas múltiplas dimensões, a etnobiologia tem promovido cada vez mais a interdisciplinaridade e o diálogo com várias áreas do conhecimento.

Dessa forma, esse dossiê tem por objetivo selecionar trabalhos que abordem as relações entre pessoas e seus ambientes/territórios de maneira ampla e holística, analisando como as pessoas entendem e modificam seus espaços ao longo do tempo. Essa relação é observada quando as pessoas utilizam e classificam os recursos naturais — como na classificação das paisagens —, transmitem conhecimentos por meio de símbolos ou quando conferem significado aos seus ambientes. Assim, são bem-vindos trabalhos que analisam a percepção ambiental das pessoas e os processos cognitivos envolvidos, bem como trabalhos relacionados a ecologia humana, conservação da natureza, agroecologia, ensino de ciências e outras disciplinas que abordem a relação pessoa-ambiente, educação ambiental, a questão ambiental na educação do campo e na educação escolar indígena, impactos socioambientais em territórios rurais, ecocrítica e suas ramificações, ecossocialismo e ecologia política.

As Normas para elaboração de artigos para os Dossiês, e para as demais seções da revistas podem ser encontradas no site da revista: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/user

Maiores informações: faind.riet@ufgd.edu.br